Falta de candidatos adia eleição para conselheiros tutelares de Cianorte

O motivo foi a reprovação de candidatos na prova de conhecimento específico, segundo a prefeitura.

  • Foto: Reprodução / RPC

    A eleição para escolher os cinco novos conselheiros tutelares de Cianorte, no noroeste do Paraná, foi adiada para dezembro deste ano. O motivo foi a reprovação de candidatos na prova de conhecimento específico, segundo a prefeitura. A legislação exige no mínimo 10 candidatos participantes.

    A presidente do Conselho da Criança e Adolescentes, Daniela Brazolotto, informou que a nova data para a votação no município será em 17 de dezembro. A prova de conhecimento específico será reaplicada em 22 de outubro para os participantes. A seleção para os novos interessados foi reaberta em 23 de agosto.

    Os conselheiros tutelares são agentes responsáveis pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes no Paraná. Eles são escolhidos por votação popular e devem estar ligados à comunidade que moram e atentos às violações para transformar a realidade das comunidades.

    No último domingo (1º), os paranaenses votaram para a escolha de 2.115 conselheiros tutelares, que ficarão distribuídos, a partir de janeiro de 2024, em 423 Conselhos Tutelares no estado. A função foi determinada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990.

     

    Comentários estão fechados.