Fundador da ANPR será homenageado com nome de praça

A iniciativa de homenageá-lo é do vereador Sidnei Telles e foi aprovada em segunda discussão por unanimidade nesta quinta-feira, em Sessão Ordinária da Câmara dos Vereadores. 

  • Foto: Reprodução

    A proposta, que é do Vereador Sidnei Telles, foi aprovada hoje na Câmara por unanimidade
     
     
    Paulista e formado pela Faculdade de Medicina da Praia Vermelha, o médico ortopedista José Carlos Dias de Toledo, falecido em 2013, escreveu um importante capítulo da história de Maringá: ele foi um dos fundadores da Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR), que acaba de completar 60 anos de existência, sendo considerada uma referência em sua área no Brasil. A iniciativa de homenageá-lo é do vereador Sidnei Telles e foi aprovada em segunda discussão por unanimidade nesta quinta-feira (17), em Sessão Ordinária da Câmara dos Vereadores.
     
    Doutor Toledo, como era conhecido, chegou em Maringá em 1961 e, dois anos mais tarde, em 1963, viu a cidade e a região serem assoladas por um surto de poliomielite que deixou com sequelas um grande número de crianças, a maioria delas de famílias pobres. Como havia feito especialização nessa área nos Estados Unidos, Doutor Toledo, junto com outros profissionais, iniciou os trabalhos da ANPR e realizou mais de 300 cirurgias corretivas gratuitas, possibilitando que pelo menos 100 crianças pudessem andar.

    O ortopedista também fez história no futebol maringaense. Ele foi o primeiro médico do Grêmio Esportivo Maringá, time de destaque no futebol paranaense, na década de 60. Ele atuou na equipe por 20 anos (de 1961 a 1981) e participou diretamente das três conquistas estaduais do clube – 1963, 1965 e 1977 –, além do Robertinho de 1968 (equivalente à série B do Campeonato Brasileiro, que se chamava Taça Roberto Gomes Pedrosa). Atuou também no Maringá Esporte Clube e foi diretor do Departamento de Esportes do Clube Olímpico e da Liga Desportiva de Maringá.
     
    Para a homenagem, a Praça Vereador Malaquias de Abreu, que fica em frente ao Instituto de Educação onde está instalado o Parcão, será dividida. Uma parte permanecerá com o nome atual, e a parte onde está instalado um pórtico que marca o início do trabalho da ANPR, receberá o nome do Doutor Toledo.

    Comentários estão fechados.