Itaipu cria comitê de gênero e raça durante encontro histórico de mulheres

Participaram mais de 500 pessoas, a maioria mulheres da Itaipu e de suas fundações Itaiguapy e Fibra.

  • Foto: Reprodução

    A Itaipu anunciou nesta terça-feira (25) a criação do Comitê de Gênero, Raça e Inclusão da margem esquerda (brasileira). A iniciativa retoma oficialmente a discussão destes temas centrais com empregadas e empregados no lado brasileiro da Binacional. O comunicado foi feito pelo diretor-geral brasileiro, Enio Verri, e pela assessora de Responsabilidade Social, Fiorinda Pezzatto, durante o 1º Encontro de Binacional de Mulheres, o primeiro da história da usina e promovido pela empresa. Participaram mais de 500 pessoas, a maioria mulheres da Itaipu e de suas fundações Itaiguapy e Fibra.

    O evento ocorreu dentro da área da usina, no Cineteatro dos Barrageiros, em Foz do Iguaçu (PR). A escolha da data é simbólica: em 25 de julho é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. No Brasil, é também o Dia de Tereza de Benguela, a escrava negra que virou rainha.

    A data também está sendo lembrada na agenda que incluiu ainda uma reunião entre mulheres da região e a socióloga e esposa do presidente Lula, Janja da Silva, no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu. À noite, mais de 1.400 pessoas participam do fechamento do encontro com autoridades do governo federal e lideranças locais, no Rafain Expo Center.

    “O evento celebra a retomada das iniciativas de reponsabilidade social com foco nos públicos internos e externos da margem brasileira da Itaipu e faz parte dos compromissos assumidos com o presidente Lula”, explicou o diretor-geral, Enio Verri, destacando que esta é uma de tantas outras iniciativas com foco nos direitos humanos.

    Pela manhã, a programação destinada ao público interno da binacional incluiu uma palestra sobre liderança feminina com a presidenta do Banco do Brasil (BB), Tarciana Medeiros. Ela é a primeira mulher a comandar a instituição financeira em mais de 200 anos. Antes disso, o público pôde participar de dinâmicas com a Psicologia Organizacional da Itaipu e conferir a atração musical do grupo paraguaio Tradició.

     

    Comentários estão fechados.