Quase 25 mil veículos já estão cadastrados no sistema digital do Estar Maringá

Estar Maringá foi tema de projeto de lei na Câmara, que oficializa os 30 minutos de tolerância também no sistema digital de estacionamento rotativo.

  • Por Wilame Prado

    O sistema digital do Estar Maringá, em vigor há pouco mais de um mês, já conta com 24.746 de veículos cadastrados. Deste total, o sistema já foi usado por 11.268 veículos; 9.342 estão cadastrados mas não compraram ticket; e 4.138 chegaram a comprar o ticket, mas não usaram.

    O Estar Maringá foi tema de discussão na sessão ordinária da Câmara de Maringá nesta terça-feira (20), quando foi aprovado pelos vereadores, em primeira discussão, o Projeto de Lei n. 16.706/2023, de autoria do Poder Executivo, oficializando a tolerância de 30 minutos de estacionamento também no sistema digital recentemente adotado em Maringá. Projeto vai para segunda discussão na quinta-feira (22).

    Fim dos talões de papel
    Desde 15 de maio, as novas placas do Estar Digital estão instaladas nos locais onde há o estacionamento rotativo, contando com QRCode para o usuário acessar e baixar o aplicativo, além de informações sobre os dias de funcionamento do estacionamento rotativo.

    Os antigos talões de papéis ficaram válidos até semana passada, no 15 de junho. No lugar deles, agora há o sistema que conta com o aplicativo “Estacione Legal”, para os motoristas cadastrarem os veículos e carregar os créditos, sem a necessidade de ir até uma cabine ou deixar o ticket no veículo.

    O secretário de Mobilidade Urbana de Maringá, Gilberto Purpur, acompanhou a votação do projeto de lei que autoriza a tolerância de até 30 minutos na vaga de estacionamento dentro da área de cobertura do Estar Digital. Na opinião dele, poucas cidades hoje contam com as facilidades que Maringá passou a oferecer para os motoristas estacionarem veículos na região central.

    “Esse projeto de lei do Executivo beneficiará ainda mais os motoristas, que hoje contam com possibilidade de regularização caso tenha extrapolado os limites de tempo estacionado, doze dias para quitar os débitos e ainda retorno do crédito caso não utiliza a hora inteira. Conquistamos isso com o sistema digital no Estar Maringá”, afirma Purpur.

    Funcionamento
    Para acessar o novo sistema, o usuário precisa baixar o aplicativo e buscar pela cidade de Maringá, realizar cadastro e registrar a placa do carro. Poderá adicionar os créditos diretamente no aplicativo e a recarga pode ser feita em várias formas de pagamento.

    Quando o usuário estacionar e acessar o sistema, após 30 minutos de tolerância, o aplicativo iniciará o desconto automático dos créditos, referente ao período de duas horas de estacionamento (área azul 120 minutos e área verde 180 minutos).

    Mais informações sobre o Estacione Legal, acesse o link: www.estacionelegal.com.br/maringa/

    Comentários estão fechados.