Por Ederson Hising
Alvaro Dias (Podemos) lidera a disputa pela reeleição ao Senado pelo Paraná com 35% das intenções de voto, segundo pesquisa Ipec (antigo Ibope) no Estado divulgada nesta terça-feira, 23. O ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro (União Brasil), que já foi aliado do senador, aparece em segundo lugar, com 24%. A pesquisa havia sido impugnada por um pedido do MDB, mas o instituto recorreu da decisão.
Na sequência do levantamento para o Senado, Paulo Martins (PL), candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), tem 4% das intenções de voto. Aline Sleujtes (Pros), Orlando Pessutti (MDB) e Rosane Ferreira (PV) aparecem com 2% cada. Desiree Salgado (PDT), Doutor Sabóia (PMN) e Roberto França (PCO) tem 1% cada, aponta a pesquisa. Laerson Matias (PSOL) não pontuou.
A pesquisa aponta que, na disputa pela vaga do Senado, 17% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar e 11% de brancos e nulos. A quantidade de indecisos indicados na pesquisa estimulada, quando os nomes são apresentados aos eleitores, é seis pontos porcentuais maior que a diferença entre os dois primeiros colocados.
Já no levantamento espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, apenas três candidatos pontuaram: Alvaro Dias (7%), Sérgio Moro (3%) e Paulo Martins (1%). Nesse cenário, 79% dos entrevistados não souberam ou não responderam. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.
O instituto ouviu 1.200 pessoas entre os dias 19 e 21 de agosto, em 57 municípios do Estado. O nível de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05619-2022; e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o código PR-07859-2022. A pesquisa Ipec foi contratada pela RPC, afiliada da TV Globo no Paraná.
Estadão Conteúdo
Comentários estão fechados.