Rogério Aparecido Bernardo, prefeito reeleito de Ângulo, é o novo presidente da Amusep

Por: - 12 de janeiro de 2021
O prefeito de Ângulo e novo presidente da Amusep discursa em assembleia da entidade / Cláudio Galleti

O prefeito reeleito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, é o novo presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). Ele foi eleito nesta terça-feira (12/1), durante Assembleia Geral Ordinária da entidade, realizada no Auditório Hélio Moreira, localizado no Paço Municipal de Maringá.

A eleição foi por aclamação e o mandato vai até 31 de dezembro de 2021. Além de Bernardo, na Presidência, a Diretoria Executiva vai ser composta por Fernando Brambilla, prefeito reeleito de Santa Fé, na primeira Vice-Presidência; e Édilen Henrique Xavier, o Mineiro, de Doutor Camargo, também reeleito, na segunda Vice-Presidência.

Por força do Estatuto, a sessão foi presidida pela prefeita de Mandaguari, Ivonéia de Andrade Aparecido Furtado, a Enfermeira Ivonéia. Desde primeiro de janeiro, ela estava presidente em exercício, por suceder, no comando do município de Mandaguari, Romualdo Batista, o Batistão, que esteve à frente da Amusep, na Gestão 2020. “É uma honra conduzir os trabalhos da Amusep, neste momento histórico da Associação”, destacou ela.

Fundada em 29 de março de 1972, a Amusep é uma referência dentro do Movimento Municipalista Nacional. Tanto que o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), prefeito de Pérola, Darlan Scalco, esteve presente na Assembleia desta terça.

“Quero parabenizar o Rogério e todos os integrantes da nova Diretoria. Aproveito para, também, dar as boas-vindas aos prefeitos que recém-assumiram os cargos. Dizer que a nossa união, o diálogo e a participação ativa nas entidades são vitais para avançarmos nas conquistas e termos as reivindicações atendidas”, afirmou.

Ao ser declarado presidente, Rogério Bernardo, agradeceu a confiança depositada no nome dele e de toda a Diretoria. Afirmou que a Amusep é a “Casa dos Prefeitos”. Que é o ambiente ideal para debater ideias, encontrar soluções conjuntas para os problemas comuns e para o intercâmbio de experiências que promovam a evolução dos gestores e a melhoria constante na prestação de serviços para a comunidade.

Citou, ainda, ser início de mandato e o momento oportuno para começar a construir relacionamentos sólidos e para ampliar a rede de contatos na busca dos melhores caminhos para a condução eficiente das prefeituras.

“Em 2020, tivemos um ano singular. Começamos 2021 com desafios gigantescos. Espero que o consenso em torno do meu nome para ser o presidente da Amusep mantenha-se como fonte de energia para ultrapassarmos os obstáculos que temos pela frente”, disse.

Prefeito anfitrião, Ulisses Maia, de Maringá, desejou sucesso à nova Diretoria. “Temos que continuar a trabalhar de forma integrada. Muitas das decisões são conjuntas. Principalmente, em tempos de pandemia. A Amusep é o nosso elo e fonte de informações. É a nossa porta-voz junto aos governos do Estado e da Federação. Vamos caminhar unidos”, comentou. Ele voltou a colocar a estrutura da prefeitura à disposição dos prefeitos da região para auxiliá-los no que for possível.

Durante a reunião dos prefeitos, foram realizadas, também, a eleição e posse da Diretoria do Conselho Diretor e Conselho Fiscal do Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região do Vale do Médio Ivaí do Estado do Paraná (Cimeiv). O prefeito de Floresta, Ademir Luiz Maciel, o Dê, foi reeleito para mais dois anos de mandato.

Após as eleições, houve a posse dos integrantes da nova Diretoria do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep). A eleição ocorreu no dia 21 de dezembro. O prefeito reeleito de Ourizona, Manoel Rodrigo Amado foi aclamado presidente para a Gestão 2021/2022.

Ao final da reunião ocorreu a posse do secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos e Institucionais de Maringá, Fausto Eduardo Herradon. O titular da pasta foi vereador, presidente da Câmara Municipal e prefeito por dois mandatos de Floraí.

Ele também presidiu a Associação dos Municípios, Gestão 2017. A missão dele à frente da Secretaria recém-criada é promover a integração e trabalhar em conjunto com os demais gestores municipais da região.

SERVIÇO

Nova Diretoria Executiva da Amusep

Presidente: Rogério Aparecido Bernardo – Ângulo

Primeiro Vice-Presidente: Fernando Brambilla – Santa Fé

Segundo Vice-Presidente: Édilen Henrique Xavier (Mineiro) – Doutor Camargo

Conselho Fiscal

Manoel Rodrigo Amado – Ourizona

Ademir Luiz Maciel (Dê) – Floresta

Sérgio José Santi – Ivatuba

Maurício Aparecido da Silva (Índio) – Mandaguaçu

Edna de Lourdes Carpine Contin – Floraí

Suplentes

Suzie Aparecida Pucillo Zanata – Astorga

Vítor Aparecido Fedrigo (Vitão) – Itambé

Eliseu Silva da Costa (Eliseu da Farmácia) – Iguaraçu

Antônio Emerson Sette – Flórida

Agnaldo Carvalho Guimarães (Guina) – São Jorge do Ivaí

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.