Os levantamentos que medem a preferência dos eleitores nas disputas municipais também são importantes termômetros para avaliar o desempenho das administrações estaduais. Neste início de outubro, junto às pesquisas de intenção de voto, o Ibope também divulgou como os eleitores de 12 capitais classificam a gestão dos seus respectivos governadores.
O governador Ratinho Junior tem posição de destaque no cenário nacional. O paranaense teve a segunda melhor avaliação do País, com uma gestão considerada ótima ou boa por 52% dos curitibanos. Ratinho Junior fica atrás apenas de Rui Costa, da Bahia, que teve 64% de ótimo ou bom, na avaliação dos eleitores de Salvador.
Ratinho Junior é bem melhor avaliado que os outros dois governadores do Sul. Carlos Moisés, de Santa Catarina, que passa por um processo de impeachment, tem a gestão considerada ótima ou boa por apenas 21% dos entrevistados em Florianópolis. Entre os eleitores de Porto Alegre, o trabalho de Eduardo Leite no governo do Rio Grande do Sul é avaliado como ótimo ou bom por 29%.
O bom desempenho de Ratinho Junior entre os curitibanos já tinha sido confirmado anteriormente. Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado em 4 de setembro, mostrou que 76,1% dos eleitores da Capital aprovam a gestão do governador.
Na quarta-feira (9/10), o Paraná Pesquisas também publicou um levantamento com a avaliação da população de Maringá sobre a gestão de Ratinho Junior. Metade dos maringaenses consideram o atual governo ótimo ou bom.
Pelo andar das pesquisas de opinião, as próximas que saírem no interior devem avalizar a boa gestão de Ratinho Junior no Paraná. Um possível apoio do governador nas disputas municipais deverá ser decisivo na reta final das eleições.
PESQUISAS – A pesquisa Ibope em Curitiba foi encomendada pela RPC e realizada nos dias 4 e 5 de outubro de 2020, entrevistando 602 votantes. O número de registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é o PR-08260/2020.
Em Salvador, a pesquisa ouviu 602 eleitores entre 3 e 4 de outubro, a pedido da TV Bahia. O número de identificação na Justiça Eleitoral é BA-03105/2020.
Em ambas, a margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Em Porto Alegre, a pesquisa Ibope foi contratada pela RBS e fez 805 entrevistas presenciais de 3 a 5 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança de 95%. O número de registro no TRE é o RS-07152/2020.
Em Florianópolis, a pesquisa, encomendada pela NSC, foi feita entre os dias 3 e 5 de outubro e entrevistou 602 pessoas. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%. O registro no TRE é o SC-01561/2020.
O levantamento do Paraná Pesquisas em Curitiba foi feito com 800 eleitores entre 30 de agosto a 03 de setembro de 2020, tem grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5% para os resultados gerais. O registro do TRE é o PR-04183/2020.
Em Maringá, o Paraná Pesquisas ouviu 720 eleitores entre os dias 4 e 7 de outubro. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%. Número de identificação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o PR-04937/2020.
Comentários estão fechados.