Vereador de Maringá propõe lei que prevê a realização de pesquisas para avaliar a gestão do prefeito

O projeto também propõe que a avaliação dos contribuintes seja feita com notas para cada serviço prestado

  • De autoria do vereador Sidnei Telles (PSD), o projeto de lei que pretende tornar obrigatória a realização de pesquisas para avaliar a gestão do prefeito de Maringá vai a votação na manhã desta terça-feira (27/8).

    Batizado de Índice de Desempenho da Gestão Municipal, a justificativa da proposta é ter uma forma de “aferir a satisfação e o acesso do munícipe às políticas públicas, programas e serviços públicos prestados.”

    A população vai ouvida por meio de questionários, nos moldes das pesquisas de opinião. Se virar lei, a administração municipal fica autorizada a abrir licitação para contratar empresa especializada ou vai poder designar servidores para realizar os levantamento.

    Telles também propõe que os resultados sejam publicados em site oficial do município e os números venham acompanhados de detalhamento sobre as pesquisas.

    Com o passar dos anos, segundo a proposta, também vai ser possível avaliar a percepção da população sobre a cidade.

    Um dos artigos do projeto de lei sobre a realização das pesquisas determina que o indicador não seja usado para a avaliação pessoal do prefeito. A intenção é que seja considerada “somente a gestão da cidade como um todo e a qualidade de vida na cidade”.

    O projeto, que prevê a realização de pesquisas para avaliar a gestão do prefeito, também propõe que a avaliação dos contribuintes seja feita com notas.

    Na pesquisa, as pessoas vão ser convidadas a dar notas sobre serviços de saúde, educação, transporte, segurança pública, situação das ruas, praças, canteiros, iluminação pública, eventos culturais, atendimento aos servidores públicos, entre outros.

    O projeto de lei foi aprovado em primeira discussão na sessão desta terça-feira (27/8) e entra em segunda discussão na quinta-feira (29/8).

    • Notícia atualizada às 18 horas de terça-feira (27/8) com a informação sobre a aprovação da proposta. 

    Comentários estão fechados.