Deputado federal Sargento Fahur coleciona mais de 5 milhões de seguidores e declarações polêmicas nas redes sociais

“Bandido bom é bandido morto e derretido em ácido” é apenas uma das declarações polêmicas de Fahur.

  • Ele é conhecido pelas opiniões polêmicas que expressa nas redes sociais, onde coleciona mais de 5 milhões de seguidores. Eleito com 314.963 votos, a maior votação do Paraná, o deputado federal Sargento Fahur (PSD) deixa para trás velhos conhecidos da política quando o assunto é internet. Ele figura como o terceiro mais influente do Brasil no Twitter, Facebook e Instagram.

    Novato na política, o deputado federal que é de Maringá ficou conhecido por causa da atuação na internet. No ranking elaborado pelo Instituto FSB Pesquisa e que mede o desempenho dos parlamentares nas redes sociais, Fahur só fica atrás de Joice Hasselmann e Eduardo Bolsonaro, ambos do PSL. Entre os 10 parlamentares digitais mais influentes nas redes, seis são novatos.

    Analisando os perfis de Fahur nas redes sociais, é possível observar que o deputado é mais ativo no Facebook. Na rede social ele tem mais de 4 milhões de seguidores, o mesmo número do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). A estratégia é postar conteúdos originais no Facebook e depois republicar nas outras contas do parlamentar.

    No Instagram ele tem 1 milhão de seguidores e no Twitter 390 mil. Nessas duas redes sociais, além das declarações que são publicadas originalmente no Facebook, ele também posta algumas fotos e vídeos. Os conteúdos retratam desde o dia a dia na Câmara dos Deputados até a prisão de suspeitos de terem praticados crimes.

    Fahur garante que publicações são dele

    A atuação do Sargento Fahur nas redes sociais não mudou após a eleição. Ele não poupa o verbo quando quer criticar a criminalidade e políticos de outros partidos, principalmente ligados a esquerda. O parlamentar publica frases, imagens e até vídeos em que incita à violência a suspeitos de terem cometidos crimes.

    “Eu procuro manter minha postura nas redes sociais. Minha postura é a mesma de quando era candidato, pré-candidato e sargento, é de ser intransigente contra a criminalidade. Se não for assim, estaria traindo os eleitores”, declarou.

    O deputado contou que tem a ajuda de outra pessoa para administrar as redes sociais, mas garante que todas as publicações são feitas por ele. O administrador dos perfis é um fã que criou a página no Facebook antes de Fahur entrar na política. Atualmente, ele trabalha como assessor do deputado estadual Adriano José (PV), que é amigo de Fahur, mas continua auxiliando de forma gratuita o deputado.

    Para se manter informado e fazer as publicações, Sargento Fahur disse que assiste telejornais e lê algumas notícias que chamam atenção na área de segurança pública, principal bandeira levantada pelo deputado. Ele também afirmou que se preocupa com o conteúdo que publica, mas disse acreditar que não se excede nas postagens.

    “As vezes quando aparece alguém que fala a língua do povo, e eu prezo isso nas redes sociais, tem gente que se assusta. A gente tem que ter determinado cuidado, mas não acho que me excedo. Geralmente, meus ataques são para criminosos e só quem conhece a maldade humana sabe que o que eu falo é verdadeiro”, afirmou Fahur.

    Polêmicas nas redes sociais de Fahur

    Nos últimos dias, Sargento Fahur postou algumas declarações polêmicas sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e o massacre na escola Estadual Professor Raul Brasil na cidade de Suzano, em São Paulo. Confira algumas publicações polêmicas do deputado.

    1 – Marielle Franco

    https://www.instagram.com/p/Bu7g5kuA1sh/

    2 – Massacre em Suzano

    3 – Traficantes

    https://www.facebook.com/SargentoFahur10/videos/2150863251638003/

    4 – Viatura

    https://www.instagram.com/p/Bu6-ie1A4tg/

    5 – “Bala no rabo e cacete no lombo”

    https://www.instagram.com/p/BtgdWpRgj_Q/

    6 – Reintegração

    7 – “Bandido bom é bandido morto”

    8 – “Alegria no coração”

    https://www.facebook.com/SargentoFahur10/photos/a.443913832372249/2151362428294039/?type=3&theater

    9 – Armamento

    https://www.instagram.com/p/Bu6FOLag1uV/

    10 –  Visita íntima

    https://www.instagram.com/p/Bt3W3GPgRed/

    Políticos percebem alcance das redes sociais

    Para o cientista político, Tiago Valenciano, as mudanças eleitorais que alteraram a modalidade de financiamento das campanhas e a percepção dos políticos de que podem alcançar mais pessoas nas redes sociais, são fatores que explicam a mudança de estratégias de quem disputa um cargo público. No entanto, segundo Valenciano a atuação de Fahur na internet é diferente.

    “No caso do Sargento Fahur, isso é feito com maior tranquilidade porque ele não tem uma assessoria ou pelo menos não deixa transparecer que tem alguém pensando o que vai postar. Ele também não era político, era uma celebridade da internet que acabou virando político”, afirmou Valenciano.

    Na semana do Carnaval, o presidente Jair Bolsonaro postou no Twitter um episódio de nudez pública entre dois homens, o que gerou repercussão negativa dentro e fora do país. O cientista político disse acreditar que comentários polêmicos como o de Bolsonaro, Fahur ou de outros políticos não causam tanto impacto negativo entre os eleitores. 

    “Até pode trazer, mas vejo nos dois casos que eles estão buscando mais audiência, público e palmas, até mesmo ao colocar discursos de ódio, do que se preocuparem com a imagem”, declarou Valenciano.

    Comentários estão fechados.