Cejusc de Maringá cria projeto para amenizar conflitos entre pais e mães em processo de separação

Compartilhar

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, o Cejusc de Maringá implantou o Projeto Oficina de Parentalidade. A iniciativa é voltada a pais e mães que estejam passando por conflito conjugal, processo de divórcio ou rompimento de união estável.

O objetivo é amenizar os impactos dessas situações no relacionamento familiar. Por meio de encontros, os pais são orientados a como agir diante do rompimento da convivência e do novo arranjo familiar que se estabelece.

O Cejusc de Maringá também busca estimular os pais e mães a estabelecerem convivência cordial e respeitosa para o bom desenvolvimento emocional dos filhos e para facilitar a solução pacifica de conflitos.

A primeira oficina foi realizada na segunda-feira (4/2) e as próximas serão realizadas duas vezes ao mês, com duração de cerca de três horas cada.

Ao participarem das oficinas, os pais e mães recebem certificados de participação que são encaminhados aos juízes responsáveis pelos processos.

Uma média de seis pessoas participam de cada sessão. Atualmente, o Cejusc de Maringá conta com uma instrutora voluntária para o desenvolvimento das atividades.

A participação na oficina pode ocorrer por determinação judicial, em casos de processos  em tramitação e encaminhados ao Cesjusc de Maringá pelos juízos de origem.

Também é possível haver uma participação voluntária, mediante requerimento das partes em audiência de conciliação ou mediação.

Os pais e mães que não se encontram em processo litigioso também podem participar, pois o programa tem caráter meramente educativo.

Para entrar em contato com o Cejusc de Maringá e obter mais informações, basta ligar para o Fórum de Maringá no (44) 3472-2300.

Em Londrina, onde há uma iniciativa semelhante, os resultados têm sido positivos, com a melhora no convívio familiar.

A iniciativa surgiu nos Estados Unidos e no Canadá e foi trazida ao Brasil pela Juíza Vanessa Aufiero da Rocha, que a pôs em prática na cidade de São Vicente (SP). Em razão da aceitação e dos resultados positivos, a ideia foi adotada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como política institucional.

O Cejusc de Maringá foi inaugurado em 2013. Em 2017, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania iniciou um projeto de atendimento a vítimas de violência doméstica.

Nesta quinta-feira (14/2), às 15 horas, vai ser assinado um termo de colaboração com o Procon de Maringá para a implantação na cidade do primeiro Cejusc do consumidor no Paraná.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas