Ratinho Júnior assume o Governo do Paraná com compromisso de enxugar a máquina e acabar com mordomias. Conheça o primeiro escalão

  • “Minha missão é resgatar a confiança das pessoas na política brasileira. Vou enxugar a máquina e acabar com as mordomias no poder público”, afirmou o governador do Paraná, Ratinho Júnior, na cerimônia de posse na manhã desta terça-feira (1/1), em Curitiba.

    Cerca de duas mil pessoas acompanharam no Palácio Iguaçu e na Assembleia Legislativa,  a solenidade de transmissão de cargo da ex-governadora Cida Borghetti ao governador Ratinho Júnior e ao vice-governador Darci Piana. Familiares, ex-governadores, secretários, deputados, empresários e membros dos outros poderes participaram do evento.

    Após assumir o governo, Ratinho Júnior assinou os termos de posse dos secretários. A primeira medida que busca reduzir o peso do governo foi a redução de 28 para 15 no número de secretarias de Estado.

    “Vamos mostrar que é possível governar com um menor número de secretarias e de espaços. Daremos mais velocidade às decisões para que seja possível planejar um Estado moderno e eficaz e, acima de tudo, para que seja possível acabar com as mordomias que ao longo do tempo foram se acomodando no poder público”, afirmou o governador.

    Conheça os 15 secretários de Ratinho Júnior

    Chefe da Secretaria da Casa Civil – Guto Silva
    Formado em administração com habilitação em comércio exterior. É professor de pós-graduação na área de comércio exterior e consultor do Sebrae para assuntos internacionais.

    Chefe do Gabinete Militar da Governadoria – Major Welby Pereira Sales
    É formado em direito e oficial formado pela Academia Policial Militar do Guatupê. Foi chefe de Planejamento e Instrução do Batalhão de Polícia de Guarda e diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Paraná.

    Procuradora-Geral do Estado – Letícia Ferreira da Silva
    Foi procuradora-chefe na Procuradoria Regional de Jacarezinho, procuradora-regional de Maringá, procuradora-chefe da Procuradoria Regional de Londrina e responsável pela Coordenadoria da Dívida Ativa na Procuradoria Fiscal em Curitiba.

    Controlador-geral do Estado – Raul Siqueira
    Formado em direito e engenharia civil, com especialização em compliance na Society of Corporate Compliance and Ethics de Minaneapolis, Estados Unidos, e na Legal Ethics Compliance, de São Paulo. Foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR).

    Secretário de Estado de Gestão Pública – Reinhold Stephanes
    Formado em economia, especializou-se em desenvolvimento econômico pela Comissão Econômica para a América Latina (Cepal/ONU) e em administração pública, na Alemanha. Foi ministro da Agricultura, secretário de Estado de Agricultura do Paraná, deputado federal, secretário de Planejamento, ministro do Trabalho e Previdência Social, ministro da Previdência e Assistência Social e Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

    Secretário de Comunicação Social e Cultura- Hudson José
    Formado em jornalismo, tem especialização em planejamento e propaganda e, ainda, em gestão. Foi diretor de Comunicação do grupo português Sonae, diretor de Marketing da Unimed, diretor de Comunicação da PUC-PR e diretor de Marketing da rede de restaurantes Madero, além diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná.

    Secretário do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas – João Carlos Ortega
    Formado em gestão de recursos humanos, foi vereador em Jandaia do Sul e vice-prefeito. Atuou também como chefe de gabinete de Ratinho Júnior e foi diretor-geral da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano.

    Secretário de Estado da Educação e Esporte – Renato Feder
    É CEO de uma empresa do segmento de eletrônicos e informática. É formado em administração e tem mestrado em economia. Foi assessor voluntário da Secretaria de Estado Educação de São Paulo e professor no instituto Mackenzie. Também foi diretor do Colégio ALEF, escola de São Paulo sem fins lucrativos.

    Secretário de Estado de Segurança Pública – General Luiz Felipe Kraemer Carbonell
    Iniciou a carreira no Exército em 1974, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, no Rio de Janeiro. Assumiu a pasta de Informação da Usina de Itaipu, serviu no Centro de Comunicação Social do Exército, em Brasília, e foi chefe da Seção de Comunicação Social da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti.

    Secretário de Estado Agricultura e Abastecimento – Norberto Ortigara
    É técnico agrícola e economista com especializações em economia rural e segurança alimentar. Foi servidor público da Seab por 40 anos, secretário de Estado da Agricultura e também respondeu pela mesma em Curitiba.

    Secretário do Desenvolvimento Ambiental e Turismo – Márcio Nunes
    Engenheiro agrônomo, foi vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Mourão. Foi chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento na região Noroeste e diretor administrativo e financeiro do Emater/PR. Assumiu a presidência do Instituto Águas do Paraná.

    Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística – Sandro Alex
    Formado em direito, fez curso de liderança pública na Georgetown University, em Washington, nos Estados Unidos. Foi deputado federal por três mandatos.

    Secretário de Estado da Saúde – Carlos Alberto Gebrin Preto (Beto Preto)
    Médico com especialidade em medicina nuclear pelo Instituto Rio Preto de Medicina Nuclear. É pós-graduado em medicina do trabalho, em medicina de trânsito e em medicina legal e perícias médicas. Foi prefeito de Apucarana.

    Secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho – Ney Leprevost
    Formado em administração, tem MBA em gestão de cidades e administração pública. É deputado federal, foi deputado estadual e vereador de Curitiba.

    Secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes – Valdemar Bernardo Jorge
    Formado em direito e informática, tem pós-graduação e é especialista em direito tributário e direito empresarial, além de mestre em direito econômico e social. Foi professor convidado da Escola Superior da Magistratura Federal do Paraná e do LLM em direito empresarial aplicado, da Faculdade da Indústria IEL.

    Confira o discurso completo de Ratinho Júnior

    “É com muita emoção que vivo esse momento nessa Casa. Foi aqui, há 16 anos, que comecei a consolidar o meu projeto. Foi nesse plenário que comecei a compartilhar o meu sonho com os paranaenses e foi aqui que aprendi a consolidar a prática do diálogo, da democracia e do respeito. Onde aprendi que ouvir, ponderar e ter serenidade para tomar as decisões é mais importante que ter razão.

    A caminhada até hoje foi marcada por uma trajetória de muita luta, de muito trabalho, de muita confiança e pela certeza de que é possível romper com tradições e com modelos antigos para estabelecer um novo jeito de se fazer política.

    Tenho orgulho de ser o primeiro governador eleito nos últimos 40 anos sem fazer parte de nenhuma oligarquia. Tenho orgulho de ter uma história familiar de superação.

    Se a política me deu os instrumentos para consolidar o meu projeto, foi a minha família quem me deu a base que me sustentou, os meus valores de justiça e de bom senso. Foi com meus pais que aprendi desde cedo a valorizar o trabalho e a respeitar as pessoas, fazendo disso uma constante na minha vida.

    Sem arrogância, mas com a absoluta convicção de quem não abandona seus ideais, quero dizer que trabalhei incansavelmente para que este dia se tornasse realidade.

    Percorri o meu caminho com a certeza de que a boa causa pode ser compartilhada. Esse projeto, que vem sendo construído desde quando eu tinha 21 anos, amadureceu, ganhou novos parceiros e hoje se consolida como um dever.

    Fui escolhido pela maioria da população para liderar esse movimento de transformação, de inovação. Agora estou aqui não por minha causa, mas por uma causa comum. Hoje iniciamos um novo momento que pertence a todos os paranaenses, sem exceção.

    Quero agradecer cada um dos três milhões e duzentos mil votos que recebi dos paranaenses de todas as regiões e de todas as cidades e quero garantir a cada cidadão dessa terra generosa que estou consciente da minha responsabilidade e que a minha dedicação e a minha entrega serão plenos.

    A minha obrigação de trabalhar incansavelmente para fazer do Paraná uma referência para o Brasil, o estado mais moderno do nosso País, é também o meu compromisso e de todos os que me acompanham.

    No meu governo, todos os secretários, todos os dirigentes de estatais, de autarquias e de órgãos do estado vão trabalhar com metas e objetivos para consolidar o Paraná como protagonista do Brasil.

    Somos o maior produtor de alimentos por metro quadro do mundo e vamos assumir essa vocação. Seremos o celeiro do mundo e vamos agregar valor à nossa produção.

    Para isso acontecer, vamos investir em tecnologia, vamos apoiar os produtores em todas as áreas. Desde a agricultura familiar às grandes cooperativas.

    A infraestrutura será uma das bases para apoiar esse crescimento. Vamos modernizar e ampliar os nossos aeroportos, as nossas rodovias e ferrovias, melhorar a eficiência dos nossos portos e consolidar novos projetos. Seremos o hub logístico da América Latina para assumir a liderança econômica na região.

    Na segurança pública vamos valorizar os nossos profissionais e combinar as mais modernas tecnologias com inteligência, estratégica e a presença ampliada do nosso contingente nas ruas.

    Na educação, o aluno será o centro do processo de ensino. Vamos em busca do melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Será nossa meta e nosso desafio.

    No ensino superior, vamos consolidar as nossas universidades como pólos de desenvolvimento regional.

    Vamos valorizar os educadores e todos os colaboradores envolvidos nesse processo para garantir a melhor formação possível aos nossos jovens, aos nossos filhos.
    As nossas escolas serão a base formadora de cidadãos prontos para os novos desafios que esse século 21 impõe.

    Vamos focar na geração de emprego, mas do emprego próximo das pessoas, gerando novas oportunidades em todas as regiões para que as famílias paranaenses não precisem se deslocar nem se separar em busca de trabalho.

    Vamos atrair e desenvolver novas atividades econômicas. Se já somos o estado do agronegócio, seremos também o estado do turismo, da inovação tecnológica e de novos modelos industriais.

    Teremos programas e ações específicas para garantir que a Saúde em nosso estado seja sinônimo de respeito e de qualidade.

    E vamos fazer essa transformação como uma nova gestão. Consistente, com planejamento, com a indicação dos melhores profissionais e com o uso das melhores técnicas junto com a valorização e a capacitação dos nossos funcionários.

    Não viveremos mais em um estado de improviso. Vamos planejar o nosso futuro.
    Durante a campanha eu sempre dizia que “para quem não sabe onde quer chegar qualquer caminho serve”. Mas nós sabemos onde queremos chegar e o único caminho possível é o da eficiência.

    Esse novo modelo de gestão que a população espera que aconteça exige transparência, medidas de governança com uma política de compliance em todas as áreas e o respeito ao dinheiro público.

    Vamos aposentar os velhos dilemas ideológicos e as velhas formas de confrontação e enfrentar os nossos problemas com a cooperação.

    Temos um ambiente político favorável para isso acontecer. É a primeira vez na história que teremos a possibilidade de consolidar uma agenda única com os nossos senadores Álvaro Dias, Flávio Arns e professor Oriovisto. Temos uma bancada federal e uma Assembleia Legislativa comprometidos com esse novo jeito de se fazer política.

    Tenho a certeza de que terei ao meu lado também a sociedade civil organizada e o que as entidades de representação do setor produtivo empresarial ligadas ao G7 serão parceiras na geração de riquezas e de novas oportunidades de emprego e renda.

    Quero reafirmar o meu pedido para que todos depositem em nosso governo muita esperança e muita confiança. Posso garantir que vou retribuir com muito trabalho.
    Incansavelmente estarei dedicando o meu trabalho e o meu tempo a todos os paranaenses.

    O Paraná vai ser melhor. Nosso governo será pautado pelo diálogo franco, amplo e permanente. Vamos facilitar a vida das pessoas e das empresas.

    Nossa agenda social será pautada pelo ganho da eficiência e pelo equilíbrio das contas públicas.

    Somos um estado de muitos e vamos valorizar e respeitar essa pluralidade.

    Não terei medo e não vou ceder um milimetro para acabar com os privilégios e os excessos da máquina pública, realizando os ajustes necessários para dar maior resultado e melhorar a entrega dos serviços que a população precisa e merece.

    Vou defender e praticar o Estado necessário, aquele que se pauta pela eficiência e pela estrutura necessária para resgatar a dignidade dos que mais precisam e incentivar novas oportunidades.

    Já iniciamos com a reforma diminuindo os número de secretarias de 28 para 15 e vamos avançar muito mais.

    É assim que vamos agir. É assim que vamos construir um futuro mais próximo para todos os que vivem no Paraná.

    Ao meu lado terei a experiência e a lucidez do meu vice Darci Piana, a quem agradeço por ser um dos primeiros a se juntar ao nosso projeto com muita dedicação.

    Por fim, quero agradecer a Deus, à minha família – minha esposa Luciana, meus filhos Alana, Yasmin e Carlos Roberto Massa Neto; meus irmãos Gabriel e Rafael, minha tia Márcia, minha mãe Solange Martinez Massa e meu pai Carlos Massa, de quem eu herdei com muito orgulho o nome Ratinho Junior.

    Acreditem nos seus sonhos e confiem no trabalho. O trabalho é transformador.

    Um amanhã melhor para todos, mas um amanhã possível, construído com responsabilidade e com o esforço comum.

    Obrigado. Que Deus nos abençoe e nos ilumine e que 2019 seja um ano pleno de realizações.”

    Comentários estão fechados.