Dez personalidades de Maringá foram homenageadas por Cida Borghetti com a Ordem do Pinheiro. Veja quem são e conheça um pouco de cada um

  • A poucos dias de deixar o cargo de governadora do Paraná, Cida Borghetti garantiu homenagens com a entrega da Ordem Estadual do Pinheiro, a mais alta honraria do Estado, para dez maringaenses. Cinco deles receberam a medalha da classe Grã-Cruz, a mais importante, três da classe Grande Oficial e dois da classe Comendador.

    Os homenageados, ou ‘galardoados’ como especifica a condecoração, são empresários, artistas, servidores públicos, médicos, lideranças políticas e profissionais de diversas áreas. Os condecorados com a classe Grã-Cruz são Cláudio Ferdinandi, Daoud Nasser, Francisco Feio Ribeiro Filho, Laurindo Furquim e Néstor Abatidaga.

    O empresário Cláudio Ferdinandi é fundador da Unicesumar, vice-presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Maringá e vice-prefeito da cidade. Daoud Nasser é médico especialista em cirurgia bariátrica, diretor-presidente do Hospital e Maternidade Maringá, professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e presidente da Unimed Maringá.

    Também homenageado, Francisco Feio Ribeiro Filho é advogado, diretor da Sociedade Rural de Maringá (SRM) e presidente do Grupo Ribeiro, que administra a Pneumar. Atualmente integra o conselho da Sanepar. Francisco Feio é filho de um dos mais conhecidos pioneiros de Maringá que, falecido em 1995, passou a dar nome ao Parque de Exposições da cidade.

    Laurindo Furquim é ortodontista clínico, professor da UEM e pesquisador. É graduado pela Faculdade de Odontologia de Lins e Doutor em Patologia Bucal. Há 25 anos fundou a Dental Press, em Maringá, a maior editora especializada em odontologia da América Latina. O argentino Néstor Abatidaga foi responsável pela criação do Grupo Sancor Seguros. Em 2013, fundou a Sancor Seguros do Brasil em Maringá, que é presidida por ele.

    Foram homenageados com a classe de Grande Oficial Fernando Meneguetti, Maria Iraclézia de Araújo e Paolo Ridolfi. Fernando Meneguetti é empresário, sócio fundador da empresa Ingá Stevia, uma das primeiras do mundo a lançar um adoçante 100% natural. Ele também é presidente da APAE de Maringá e da Federação das APAES do Paraná.

    A agropecuarista, empresária e atual presidente da SRM, Maria Iraclézia, é outra das homenageadas. A primeira mulher a presidir entidade de classe do setor agropecuário no País está colecionando prêmios e homenagens em 2018.

    Em novembro foi escolhida para o prêmio Acim Mulher e em outubro, recebeu da Câmara de Vereadores o título de Cidadã Benemérita. Iraclézia também já concorreu à prefeitura de Maringá em 2012, pelo Democratas.

    O artista Paolo Ridolfi nasceu em Maringá e é autodidata em arte. Fez suas primeiras exposições individuais na década de 80. Sua obra pertence a várias coleções de arte importantes, tanto públicas como particulares. Vive em Maringá, onde mantém seu ateliê.

    Dois ainda foram homenageados com a classe de Comendador. Ernei de Souza é médico psiquiatra e atua em Maringá nas áreas de Psicodinâmica, Psicoterapia e de Sexualidade Humana. E por fim, Maria Madalena Martins Alves, que trabalhou na Prefeitura de Maringá por 37 anos, 18 deles como Gerente de Capacitação. Hoje, ela canta em eventos e foi escolhida para executar hinos cívicos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Santos e Curitiba.

    A cerimônia de condecoração da Ordem do Pinheiro foi realizada nessa quarta-feira (19/12) no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Foram no total 81 personalidades homenageadas na festa que marcou os 165 anos da emancipação política do Paraná. Criada em 1972, pelo então governador Pedro Viriato Parigot de Souza, a comenda é o reconhecimento a mulheres e homens que fazem a diferença no Estado.

    As pessoas condecoradas são indicadas pela sociedade civil, passam por uma comissão do Governo do Estado e têm seus nomes formalizados por decreto.

    Comentários estão fechados.