Licitação para os viadutos do distrito de Iguatemi, na BR-376, atrai nove empresas. Desconto oferecido para a obra chega a 29%

  • Nove empresas manifestaram interesse na construção dois dois viadutos do distrito de Iguatemi, em Maringá. Os envelopes com as propostas de preços foram abertos nesta sexta-feira (26/10) pela comissão de licitações do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

    Com teto de R$ 24,7 milhões, os descontos oferecidos pelas concorrentes chegam a 29%. As obras serão feitas em uma extensão de 2,2 quilômetros, nas interseções da BR-376 com a Rua dos Pioneiros.

    O projeto foi elaborado pela concessionária Viapar, mas a construção dos viadutos não estava prevista no contrato de concessão. Para não onerar a tarifa de pedágio, o investimento será feito com recursos do Governo do Estado, via DER-PR, responsável pela análise técnica do projeto.

    O objetivo da obra é eliminar os conflitos existentes nas duas interseções com a BR-376 localizadas nos quilômetros 161 + 30 metros e 161 + 380 metros, principalmente no segundo entroncamento, usado para o tráfego entre os dois lados do distrito.

    Atualmente, no local onde serão construídos os viadutos existem duas lombadas físicas para redução da velocidade e duas travessias de pedestres próximas às paradas de ônibus. A solução proposta vai eliminar os bloqueios e demais interferências no trecho, além melhorar o acesso ao bairro e evitar acidentes.

    De acordo com o projeto, a rodovia será rebaixada e serão implantados dois viadutos, um em cada interseção. Cada elevado terá aproximadamente 25 metros de comprimento por 14 de largura, que somados às alças de acesso totalizarão 2,2 quilômetros de extensão.

    A nova estrutura será uma rótula alongada, que utilizará as vias marginais existentes com duas faixas e sentido único de tráfego.

    Agora, começa a contar o prazo legal de 5 dias úteis para que os concorrentes apresentem eventuais recursos administrativos. Caso alguma empresa conteste o resultado, os participantes têm mais 5 dias úteis para protocolar as contrarrazões.

    Posteriormente, será marcada a data de abertura dos envelopes de habilitação. Nesta etapa, a comissão de julgamento irá analisar se a documentação apresentada pelos três primeiros classificados atende integralmente às exigências do edital.

    Após esta fase, o resultado da licitação será homologado e o processo segue os trâmites legais para assinatura do contrato com a empresa vencedora. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 12 meses após a ordem de serviço.

    Comentários estão fechados.