Prefeitura de Maringá prepara implantação de cartão corporativo para manutenção de veículos. Transição suspende ordens de serviços e oficinas ficam lotadas

  • A transição para um novo sistema operacional de manutenção de veículos da frota pública municipal fez com que barracões de oficinas credenciadas pela Prefeitura de Maringá ficassem lotados. Em apenas uma delas, no alto da Avenida Brasil, no final da tarde desta terça-feira (9/10) tinha 23 veículos estacionados há meses, sendo 13 ambulâncias.

    O problema começou em junho, segundo o empresário Marcelo Mendes Ramos, da Auto Mecânica Nova Era, quando a prefeitura praticamente deixou de aprovar os orçamentos enviados pelas oficinas. Sem a aprovação, os prestadores de serviços mecânico, elétrico, funilaria e pintura não podem executar os consertos.

    A mesma situação, apurada pelo Maringá Post, se deu em pelo menos mais duas das oito oficinas contratadas pelo Município a partir de licitações públicas. No entanto, as direções das outras duas auto mecânicas que confirmaram estar com mais veículos aguardando ordens de serviço do que o normal, não quiseram se identificar.

    O motivo alegado pelos dois empresários, o que também afirmou Marcelo Ramos, é que os orçamentos voltaram a ser aprovados, gradativamente, no início da semana e “aos poucos os serviços estão sendo feitos”. O secretário municipal de Gestão, Rogério Calazans, reconheceu nesta quarta-feira (10/10) que “de fato o problema existiu e foi necessário”.

    Explicou que a prefeitura está adotando uma nova mecânica para a manutenção da frota e que, para tanto, “precisava conter despesas para ter recursos no orçamento que permitisse realizar a licitação”. A nova mecânica prevê a implantação de cartões magnéticos de manutenção. O edital da licitação ainda não foi publicado.

    Atualmente, o veículo é enviado para uma das oficinas credenciadas, que faz o diagnóstico do problema e envia o orçamento dos serviços e peças. A secretaria de Serviços Públicos aprova o orçamento e o conserto é executado. “Não quero acusar ninguém, mas identificamos volumes de gastos incompatíveis com os veículos“, disse Calazans.

    O novo sistema terá uma mecânica diferente. Calazans explicou que primeiro o veículo passará pela oficina da prefeitura, que vai identificar o problema e dizer o que deverá ser feito: “A partir daí o diagnóstico será enviado às oficinas credenciadas, que nos apresentarão os orçamentos. O veículo será levado para a oficina com menor preço”.

    O secretário estimou que o novo sistema vai possibilitar uma economia de 30% com manutenção de veículos. Os cartões corporativos ficarão com os responsáveis pela frota de cada secretaria para serem usados junto às oficinas que executaram os serviços. O crédito das oficinas ainda “são volumosos” – as licitações foram na modalidade registro de preços.

    Calazans disse que a forma de operacionalização da manutenção da frota dará “mais transparência e criará mecanismos de controle”. Ele acredita que a implantação seja consolidada até o final deste ano. No final da tarde de terça-feira (9/10), os seguintes veículos estavam nos barracões da Auto Mecânica Nova Era:

    1. Ford Transit, placa AYH 6158 – Ambulância do Samu
    2. Peugeot – placa AXW 8854 – Ambulância do Samu
    3. Fiat Ducato – placa ASY 7916 – Ambulância do Samu
    4. Mercedes – placa AXH 0848 – Ambulância do Siate
    5. Fiat Ducato – placa AWE 2661 – Ambulância da secretaria de Saúde
    6. Renault Master – placa ATL 9414 – Ambulância da secretaria de Saúde
    7. Renault Master – placa ASE 4673 – Ambulância da secretaria de Saúde
    8. Renault Master – placa ASE 4656 – Ambulância da secretaria de Saúde
    9. Renalut Master – placa ASE – 5174 – Ambulância da secretaria de Saúde
    10. Renalut Master – placa ARO – 8267 – Ambulância da secretaria de Saúde
    11. Fiat Double – placa ART – 7126 – Transporte de medicamentos – Saúde
    12. Citroen Jumper – placa AZO 5626 – Transporte de pacientes – Saúde
    13. Citroen Jumoer – placa AYS 7238 – Transporte de pacientes – Saúde
    14. Toyota Hillux – placa ATW 4159 – Corpo de Bombeiros
    15. Chevrolet Montana – placa AMO 0665 – Corpo de Bombeiros
    16. Peugeot Passion 207 – placa AYD 0991
    17. VW Kombi – placa ALR 3181
    18. VW Kombi – placa AOC 9707
    19. VW Kombi – placa ALM 4713
    20. VW Kombi – placa AOI 9185
    21. VW Parati – placa ANV 3604
    22. VW Saveiro – placa AYE 6589
    23. Chevrolet Prisma – placa AQJ 1067
    24. Chevrolet Prisma – placa AQJ 1027
    25. Chevrolet S10 – placa AON 4713
    26. Chevrolet Corsa – placa ARO 912

     

     

    Comentários estão fechados.