Estão abertas duas concorrências do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR) para a construção de viadutos em Maringá. Dois no distrito de Iguatemi e outro na interseção da BR-376 com a PR-317, na altura do Shopping Catuaí. O edital dos viadutos de Iguatemi foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (21/9).
Os viadutos de Iguatemi, na BR-376, na interseção com Rua dos Pioneiros, serão um para acesso ao distrito e outro para acesso à Usina Santa Terezinha. O preço máximo previsto no edital, que terá os envelopes abertos no dia 25 de outubro próximo, é R$ 24,7 milhões. O projeto foi feito pela Viapar, mas a obra não está prevista no contrato de concessão.
A rodovia será rebaixada e cada elevado terá aproximadamente 25 metros de comprimento por 14 de largura, que somados às alças de acesso, totalizarão 2,2 km de extensão. A nova estrutura será uma rótula alongada, que utilizará as vias marginais existentes com duas faixas e sentido único de tráfego.
A publicação desse edital foi anunciada pela governadora Cida Borghetti na quinta-feira (20) e na manhã desta sexta o documento estava disponível no Portal da Transparência do governo estadual. Segundo ela, “a demanda dos moradores de Iguatemi é histórica e a obra vai melhorar a segurança, reduzir acidentes e tornar as viagens mais rápidas”.
O edital para a construção do viaduto do Shopping Catuaí, na intervenção das duas rodovias, foi publicado na segunda-feira (17/9) e prevê uma intervenção de 9,2 km. O teto de preço é de R$ 34 milhões e o prazo de execução, a partir da ordem de serviço, é de um ano, o mesmo para o viaduto de Iguatemi.
A licitação prevê a implantação de dois elevados de 35 metros de cumprimento, 14 metros de largura e alças de acesso na interseção da BR-376, no km 172, com a PR-317, no km 99, que será rebaixada. A abertura dos envelopes está marcada para às 10h30 do dia 19 de outubro próximo.
Segundo o edital de 73 páginas, serão necessárias escavações e transporte de 35,9 mil m³ de materiais. Também prevê a utilização de 6,1 mil t de concreto betuminoso usinado à quente. Além disso, deverão ser utilizados 128,4 mil kg de aço e executados 9,4 mil m³ de solo cimento.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, disse que “este viaduto vai resolver o gargalo viário existente na saída para Paranavaí, evitando acidentes”. Segundo ele, a obra trará maior fluidez ao trânsito, diminuirá os congestionamentos na região e melhorará o acesso aos municípios vizinhos.
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