Comando Militar do Sul realizou treinamento esta semana no Paraná para operações de Garantia da Lei e da Ordem

  • O presidente Michel Temer decidiu editar uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), válida até o dia 4 de junho. A medida, de caráter excepcional, foi anunciada no começo da noite desta sexta-feira (25/5) em entrevista coletiva de ministros.

    No Paraná, onde o exército é vinculado ao Comando Militar do Sul, a instituição estaria pronta para fazer escolta de comboios e liberar acessos às refinarias e bases de distribuição de combustíveis. A situação de GLO foi, inclusive, alvo de treinamento no Paraná durante a semana.

    Segundo informações do 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, entre segunda-feira (21/5) e esta sexta-feira (25/5), foi realizado um adestramento em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

    O trabalho foi realizado nas cidades de Castro e Piraí do Sul, na região dos Campos Gerais.

    Em nota divulgada pelo Comando Militar do Sul, o treinamento inclui situações de protestos nas estradas. Segue abaixo a íntegra da nota divulgada no site oficial da instituição.

    “Durante o exercício, foram realizados o aprestamento de dois pelotões para esse tipo de operação em ambiente urbano, a ocupação de Postos de Bloqueio e Controle de Estradas, o estabelecimento de Postos de Segurança Estático em pontos sensíveis da região, a condução de uma Operação de Controle de Distúrbios, simulando as possíveis formas de emprego nesse tipo de missão e Operações de Busca e Apreensão.

    Um ponto marcante do exercício, foi o emprego modular das frações com missões simultâneas, evidenciando a importância do comandado das pequenas frações, e o emprego em conjunto com os Órgãos de Segurança Pública locais, como a Polícia Militar do Paraná e a Guarda Municipal de Castro, ressaltando o caráter interagências desse tipo de operação do Exército Brasileiro.”

    Ainda não há informações oficiais sobre ações do Comando Militar do Sul nas rodovias do Paraná, com o objetivo de garantir o abastecimento da população, conforme o GLO baixado pelo Governo Federal.

    Comentários estão fechados.