Beto Richa (PSDB) anuncia que vai deixar o governo no dia 6 de abril. Cida Borghetti (PP), pré-candidata, deverá concorrer à reeleição no exercício do cargo

  • O governador Beto Richa (PSDB) anunciou publicamente, por volta das 13h desta segunda-feira (26/3), que deixará o governo paranaense para concorrer ao Senado.

    Em solenidade no Palácio Iguaçu, ladeado pela mulher Fernanda Richa e a vice-governadora Cida Borghetti (PP), Beto disse que vai se desincompatibilizar no dia 6 de abril. O prazo é dia 7.

    Com isso, a maringaense Cida Borghetti será a governadora do Paraná a partir do dia 7 de abril até o dia 31 de dezembro. Ela é pré-candidata a governadora, conforme indicação do partido. Desta forma, deverá ser candidata à reeleição no exercício do cargo.

    A decisão de Richa em deixar o Palácio Iguaçu e o discurso de continuidade administrativa feito por Cida sinalizam uma composição entre os dois, com o PP na cabeça de chapa. Perguntada sobre mudanças no secretariado, a vice-governadora desconversou.

    O grupo que chegou ao poder em 2014 deverá, pelo menos no primeiro turno das próximas eleições, caminhar dividido. O deputado estadual Ratinho Júnior (PSD), que até o final do ano era secretário estadual no governo Richa, também é pré-candidato a governador.

    Este ano, serão duas vagas no Senado. As tentativas até então era de Cida ou Ratinho ocupar uma delas, para o grupo político permanecer sem fissuras. Em tese, pouco provável no entanto, ainda há tempo para isso ocorrer.

    Outros dois pré-candidatos, da oposição, também já pegaram a estrada em busca de apoio para chegar ao Palácio Iguaçu: o ex-senador Osmar Dias (PDT) e o jovem prefeito de Guarapuava, César Silvestre Filho (PPS), de 37 anos.

    Na festa de lançamento da Expoingá 2018, no primeiro dia deste mês, Beto Richa disse que ainda estava em dúvida sobre deixar ou não o governo para disputar uma vaga no Senado e que, em duas semanas, tomaria uma decisão. Demorou um pouco mais.

    Comentários estão fechados.