Veja as 30 cidades com melhor Índice de Efetividade de Gestão Municipal do Paraná

  • A partir deste ano, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) passa a utilizar um novo instrumento para medir a qualidade dos gastos dos municípios paranaenses, avaliando as políticas e ações públicas dos prefeitos.

    Trata-se do Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), que avalia sete indicadores: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, tecnologia da informação e planejamento contra desastres naturais.

    O primeiro IEGM foi apresentado nesta quarta-feira (18 de outubro), pelo presidente, conselheiro Durval Amaral, durante painel do 3º Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, que está sendo realizado em Curitiba pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), com apoio do TCE-PR.

    O grupo de estudos para a implantação da metodologia do novo indicador foi coordenado pelo conselheiro Ivens Linhares, que apresentou no evento um resumo de como foi desenvolvido o trabalho técnico, inclusive o processo de validação dos dados.

    O índice foi apurado a partir de questionários elaborados pelo TCE-PR e enviados aos municípios. As informações prestadas pelas administrações foram avaliadas, por amostragem, por equipe técnica do tribunal.

    Os dados validados são consolidados e enviados ao IRB, que é o órgão de estudos dos Tribunais de Contas brasileiros, que calcula o índice. O painel nacional do IEGM é atualizado anualmente e publicado no site do IRB.

    São avaliados de forma mais detalhada a atenção básica à saúde, a infraestrutura escolar, o planejamento municipal, a execução financeira e orçamentária, a questão ambiental, a tecnologia de informação e o planejamento do município em função de possíveis acidentes e desastres naturais.

    Dos 399 municípios paranaenses, 282 tiveram o índice calculado e fazem parte do primeiro ranking de 2016. A tabela abaixo mostra os 30 municípios mais bem avaliados nesta primeira edição:

    1. CURITIBA
    2. UBIRATÃ
    3. ARAPONGAS
    4. PINHAIS
    5. SÃO JORGE DO IVAÍ
    6. IVAIPORÃ
    7. CIANORTE
    8. PONTA GROSSA
    9. RENASCENÇA
    10. CHOPINZINHO
    11. ESPIGÃO ALTO DO IGUAÇU
    12. MATINHOS
    13. IBIPORÃ
    14. JANDAIA DO SUL
    15. JAPURÁ
    16. MARIPÁ
    17. CAMPINA GRANDE DO SUL
    18. GUAPIRAMA
    19. MARINGÁ
    20. PALOTINA
    21. TOLEDO
    22. IMBITUVA
    23. IVATUBA
    24. MARMELEIRO
    25. MIRADOR
    26. QUATRO BARRAS
    27. REALEZA
    28. SANTA HELENA
    29. SANTA TEREZINHA DE ITAIPU
    30. SERRANÓPOLIS DO IGUAÇU

    Comentários estão fechados.