Veja as 30 cidades com melhor Índice de Efetividade de Gestão Municipal do Paraná

Por: - 18 de outubro de 2017
Maringá ocupa a 19ª posição no ranking

A partir deste ano, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) passa a utilizar um novo instrumento para medir a qualidade dos gastos dos municípios paranaenses, avaliando as políticas e ações públicas dos prefeitos.

Trata-se do Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), que avalia sete indicadores: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, tecnologia da informação e planejamento contra desastres naturais.

O primeiro IEGM foi apresentado nesta quarta-feira (18 de outubro), pelo presidente, conselheiro Durval Amaral, durante painel do 3º Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, que está sendo realizado em Curitiba pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), com apoio do TCE-PR.

O grupo de estudos para a implantação da metodologia do novo indicador foi coordenado pelo conselheiro Ivens Linhares, que apresentou no evento um resumo de como foi desenvolvido o trabalho técnico, inclusive o processo de validação dos dados.

O índice foi apurado a partir de questionários elaborados pelo TCE-PR e enviados aos municípios. As informações prestadas pelas administrações foram avaliadas, por amostragem, por equipe técnica do tribunal.

Os dados validados são consolidados e enviados ao IRB, que é o órgão de estudos dos Tribunais de Contas brasileiros, que calcula o índice. O painel nacional do IEGM é atualizado anualmente e publicado no site do IRB.

São avaliados de forma mais detalhada a atenção básica à saúde, a infraestrutura escolar, o planejamento municipal, a execução financeira e orçamentária, a questão ambiental, a tecnologia de informação e o planejamento do município em função de possíveis acidentes e desastres naturais.

Dos 399 municípios paranaenses, 282 tiveram o índice calculado e fazem parte do primeiro ranking de 2016. A tabela abaixo mostra os 30 municípios mais bem avaliados nesta primeira edição:

  1. CURITIBA
  2. UBIRATÃ
  3. ARAPONGAS
  4. PINHAIS
  5. SÃO JORGE DO IVAÍ
  6. IVAIPORÃ
  7. CIANORTE
  8. PONTA GROSSA
  9. RENASCENÇA
  10. CHOPINZINHO
  11. ESPIGÃO ALTO DO IGUAÇU
  12. MATINHOS
  13. IBIPORÃ
  14. JANDAIA DO SUL
  15. JAPURÁ
  16. MARIPÁ
  17. CAMPINA GRANDE DO SUL
  18. GUAPIRAMA
  19. MARINGÁ
  20. PALOTINA
  21. TOLEDO
  22. IMBITUVA
  23. IVATUBA
  24. MARMELEIRO
  25. MIRADOR
  26. QUATRO BARRAS
  27. REALEZA
  28. SANTA HELENA
  29. SANTA TEREZINHA DE ITAIPU
  30. SERRANÓPOLIS DO IGUAÇU

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.