Para 78% dos brasileiros a corrupção no país aumentou. A pesquisa da ONG Transparência Internacional foi divulgada nesta segunda-feira (9) – ouviu 1.204 pessoas no Brasil entre maio e julho de 2016.
O período da aplicação dos questionários no Brasil – a pesquisa foi feita em 20 países da América Latina e Caribe, com 22 mil pessoas – coincidiu com a mobilização que levou ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.
As respostas à pergunta “Na sua opinião, no decorrer do ano anterior, o nível de corrupção no país aumentou, diminuiu ou ficou no mesmo?” foram:
- Cresceu muito: 64%
- Aumentou consideravelmente: 14%
- Ficou o mesmo: 14%
- Reduziu consideravelmente: 4%
- Reduziu muito: 2%
- Não sei: 2%
A mesma pesquisa constatou que 11% dos brasileiros, ou seja, 1 para cada 102 ouvidos, disseram que já pagaram propina para ter acesso a serviços públicos básicos, como saúde, educação e justiça.
Foi a segunda menor taxa aferida, ficando atrás apenas de Trindade e Tobago, com 6%. Já no México, metade dos entrevistados respondeu que já pagou para receber algum atendimento público.
Um dado considerado positivo é que 83% dos brasileiros acreditam que podem fazer diferença na luta contra a corrupção no país. Também disseram que se empenhariam nas denúncias: 71% afirmaram que passariam um dia no tribunal para relatar o suborno.
Os políticos e policiais são considerados os mais corruptos pelos brasileiros (47%).
Comentários estão fechados.