Cafeterias de Maringá se unem para educar o paladar e democratizar o café especial

Em entrevista ao Ponto a Ponto, o empresário Michael Tamura conta como a união entre cafeterias locais vem aproximando o público do café de qualidade e estimulando uma nova cultura de consumo.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    A popularização do café especial em Maringá não aconteceu por acaso — nem de forma isolada. Por trás do crescimento do setor, há uma ação coletiva de empreendedores que transformaram concorrência em cooperação.

    Durante o podcast Ponto a Ponto, o empresário Michael Tamura contou como a união entre as cafeterias da cidade tem sido fundamental para educar o paladar do consumidor e tornar o café de qualidade mais acessível.

    “Imagina a dificuldade que seria se só existisse uma cafeteria falando o que é café especial. O processo de educação seria muito mais lento. Então a gente reuniu várias empresas justamente para facilitar isso e tornar o produto mais acessível”, explicou.

    A proposta é simples, mas eficaz: todos os anos, em datas como o Dia Nacional do Café, as cafeterias promovem degustações gratuitas e experiências que convidam o público a conhecer o sabor real do café.

    “A gente está dando o nosso produto para as pessoas poderem provar. É um produto que vendemos, mas o maior intuito é permitir que quem não tem acesso possa experimentar”, contou Tamura.

    Mais do que marketing, a iniciativa é uma forma de formar consumidores conscientes. Tamura ressalta que o café especial pode — e deve — ser apreciado de forma equilibrada. “Nem todo mundo pode consumir esse café todos os dias, mas pode escolher o dia em que quer essa experiência. É um convite à reflexão sobre o consumo consciente.”

    O movimento das cafeterias de Maringá mostra que educar o consumidor é um trabalho coletivo — e que, no fim das contas, o sabor do café é também o sabor da cooperação.

    O corte completo está disponível no canal do Maringá Post no YouTube.
    Assista em: youtube.com/amaringapost

    Comentários estão fechados.