Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A aproximação entre a advocacia e a sociedade é uma das bandeiras da atual gestão da OAB Maringá. Um dos projetos que melhor exemplifica essa proposta é o Advocacia Participativa, ação prevista por lei municipal e realizada anualmente na segunda semana de agosto. A iniciativa reúne advogados, professores e acadêmicos de Direito para prestar orientação jurídica gratuita à população.
Em entrevista ao podcast Ponto a Ponto, o presidente da subseção, Pedro Henrique Souza, destacou o impacto social do projeto. “É uma oportunidade de levar a advocacia para perto da comunidade. Os voluntários da OAB oferecem informações e apoio em diversas áreas do direito. É bonito ver o professor, o advogado e o aluno lado a lado, atendendo a população”, afirma.
Durante a semana, são oferecidos atendimentos em áreas como direito da família, previdenciário, do consumidor, trabalhista, além de apoio a migrantes e pessoas com deficiência. “Se alguém chega com uma dúvida sobre aposentadoria, vai encontrar orientação. Se for uma questão de migrantes ou PCD, fazemos o encaminhamento imediato, muitas vezes já em contato com as secretarias competentes”, explica Pedro Henrique.
Além de prestar serviços à população, o projeto tem caráter pedagógico, ao permitir que estudantes vivenciem a prática da advocacia em um contexto social, acompanhados por profissionais experientes.
Segundo o presidente da OAB Maringá, a expectativa é que a ação se torne ainda mais integrada com outros projetos da subseção, como o Conjuri, o maior congresso jurídico promovido por uma subseção da OAB no Brasil. “Queremos transformar parte do congresso em projetos de extensão, para ampliar esse impacto positivo”, afirma.
Veja muito mais na entrevista completa
O corte faz parte da entrevista completa concedida por Pedro Henrique Souza ao podcast Ponto a Ponto, gravado no V Mark Estúdio. Para assistir à conversa na íntegra e conhecer mais iniciativas da OAB Maringá, acesse o episódio completo no canal do Youtube.
Comentários estão fechados.