As infecções respiratórias são altamente contagiosas e muito frequentes em cães filhotes e adultos, principalmente naqueles que apresentam um estilo de vida mais intenso, como por exemplo frequentar pet creches, hotéis, canis e outros locais onde há uma grande circulação de cães.
A gripe canina também conhecida como “tosse dos canis”, é uma doença infectocontagiosa do trato respiratório superior e às vezes do trato respiratório inferior do cão, marcada por uma tosse dolorosa, secreção nasal, espirros e até ânsia de vômito e, que muitas vezes, requer um tratamento medicamentoso extenuante e caro.
Em alguns casos, os cães podem ter febre, falta de apetite e até mesmo demonstrar sinais de depressão, que podem persistir por dias ou várias semanas. As principais causas dessa doença incluem a bactéria Bordetella bronchiseptica e o vírus da Parainfluenza canina.
Qualquer cão pode contrair a gripe, independentemente de idade ou raça, no entanto, alguns locais e atividades podem aumentar esse risco, conforme citado.
Como proteger o meu cãozinho da gripe?
A vacinação é a melhor alternativa para ajudar a prevenir e reduzir os sinais da gripe canina. Existem algumas opções de vacinas para seu cão, que apresentam diferentes vias de administração, como por exemplo via subcutânea (injetável), via oral e via intranasal.
A opção de eleição pelos consensos de vacinação (WSAVA e AAHA) para a prevenção da “tosse dos canis” é a via intranasal, como a Nobivac KC, que possui: elevado nível de anticorpo de mucosa (diferente das injetáveis), possui um rápido início de proteção em 72h, é uma vacina indolor, aplicada em uma única narina em pouca quantidade, e pode ser administrada anualmente em dose única pelo Veterinário.
Fique atento ao estilo de vida de seu cão e pergunte ao Médico Veterinário se a vacinação contra a gripe canina é uma boa opção para ele. Com a proteção em dia, certamente seu cão terá uma vida longa e saudável!
Comentários estão fechados.