Sanepar realiza vistorias e orienta população sobre prevenção de entupimentos de esgoto

Cerca de 68% das residências vistoriadas em Cascavel apresentam instalações adequadas; ausência de caixas de gordura e ligação de água de chuva à rede de esgoto ainda é problema em alguns imóveis

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realiza vistorias periódicas em residências de todo o Estado para identificar problemas no sistema de esgoto e orientar a população sobre medidas preventivas. O objetivo é reduzir extravasamentos, entupimentos e mau cheiro causados por instalações inadequadas.

    Em Cascavel, mais de 2.200 imóveis foram inspecionados. Dos vistoriados, cerca de 68% estão com tubulações e conexões internas corretamente instaladas. No entanto, aproximadamente 22% das residências ainda não possuem caixa de gordura, dispositivo essencial para o bom funcionamento do sistema de esgoto.

    Outro ponto observado é o despejo de água de chuva na rede de esgoto. O índice de irregularidade nesse quesito caiu para 1,4% dos imóveis, mostrando avanço na conscientização da população local.

    Segundo o gerente da Sanepar em Cascavel, Rodolpho Savelli, o trabalho de vistoria e orientação tem contribuído para o melhor aproveitamento da rede pública de esgoto.

    “Estamos intensificando a fiscalização e instruindo sobre a manutenção das instalações hidráulicas. Já avançamos no tema da água pluvial e agora focamos nas caixas de gordura”, disse.

    A instalação hidráulica adequada facilita a manutenção interna e da rede pública. No sistema separador universal usado no Paraná, toda água residual sai de residências, comércios e indústrias por um caminho próprio, enquanto águas pluviais seguem outro percurso até rios e solo. A caixa de gordura evita que resíduos sólidos e gordura provoquem entupimentos.

    A Sanepar orienta que caixas de gordura sejam limpas a cada seis meses. A ausência ou instalação incorreta do equipamento pode gerar extravasamento de água, mau cheiro e irregularidades que podem resultar em notificações e aplicação de infrações pelos órgãos de fiscalização sanitária e ambiental.

    Durante as vistorias, os técnicos inspecionam dispositivos sanitários e de águas pluviais, utilizando testes com corantes para verificar o correto escoamento até a rede coletora. Para segurança dos moradores, os profissionais usam uniformes e crachás de identificação da Sanepar.

    Em caso de dúvidas, a população pode contatar a Companhia pelo telefone 0800 200 0115 ou pelo WhatsApp (41) 99544-0115.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.