A partir desta terça-feira (24), conta de luz terá aumento no Paraná

Reajuste aprovado pela Aneel altera tarifas residenciais, comerciais e industriais; impacto médio será de 2,02%.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A partir desta terça-feira (24), consumidores do Paraná passam a pagar mais caro pela energia elétrica. O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e será aplicado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel).

    O aumento varia conforme o perfil de consumo. Para unidades atendidas em baixa tensão — como residências, pequenos comércios e parte das propriedades rurais — o reajuste médio será de 1,55%.

    Já para consumidores ligados à rede de alta tensão, como indústrias e grandes estabelecimentos, o aumento chega a 2,99%.

    Com isso, o reajuste médio para todos os perfis é de 2,02%.

    Segundo a Copel, o cálculo considera dois grupos de custos: as parcelas A e B. A parcela A inclui despesas como compra e transmissão de energia, além de encargos setoriais. Já a parcela B abrange os custos operacionais da distribuidora.

    O novo valor já será aplicado nas faturas com leitura a partir do dia 24 de junho.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.