Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A obra da ponte entre Guaratuba e Matinhos, no litoral do Paraná, atingiu 50% de execução, segundo o Governo do Paraná. A construção começou em abril de 2024 e deve ser finalizada no primeiro semestre de 2026.
A estrutura é uma antiga demanda da população local, que hoje depende do ferry-boat como principal ligação entre as duas cidades. O serviço, embora seja o trajeto mais curto, frequentemente registra filas e atrasos, especialmente em feriados e na alta temporada.
Com investimento de R$ 386,9 milhões, a ponte pretende substituir a balsa, oferecendo uma alternativa mais rápida e eficiente para motoristas, pedestres e ciclistas.
A obra terá 1.244 metros de extensão, quatro faixas de tráfego, faixas de segurança, ciclovia, calçadas com guarda-corpo e barreiras rígidas de concreto. As torres principais já tiveram fundações e pilares concluídos.
Atualmente, as equipes trabalham na chamada aduela de partida — estrutura inicial do tabuleiro por onde os veículos vão passar. Das 64 estacas previstas, 47 foram executadas. Na mesoestrutura, 10 das 22 travessas estão prontas. Já na superestrutura, 62 das 81 vigas longarinas foram instaladas.
Seis lajes já foram concretadas no tabuleiro, o que representa 30% do trecho pré-moldado da pista.