Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O Governo do Paraná iniciou testes com um veículo blindado como parte do processo de avaliação para a compra de 12 unidades destinadas às forças de segurança do Estado. A aquisição será dividida em duas etapas, com seis veículos em cada uma. Parte da compra será realizada em conjunto com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), enquanto o restante será feito por meio de edital próprio.
Os veículos serão destinados a operações táticas de alta complexidade, como combate a roubos a banco, situações com reféns, tentativas de fuga em presídios e enfrentamentos armados. A previsão é de que parte da frota esteja em operação até o fim de 2025.
Nesta semana, um dos modelos em avaliação — o Patriot II, de fabricação tcheca — está sendo testado em Curitiba e na Região Metropolitana. O blindado foi submetido a avaliações de desempenho em subidas, terrenos irregulares e trechos com baixa aderência, em testes realizados no município de Quatro Barras.
O modelo é equipado com blindagem contra disparos de armas de fogo, explosivos e minas. Com tração 4×4, pode transportar até oito pessoas e atingir velocidades de até 100 km/h, mesmo pesando cerca de 17 toneladas. A autonomia do veículo é de 600 quilômetros, com capacidade de transitar por áreas alagadas com até 1,60 metro de profundidade.
O Patriot II foi apresentado recentemente na LAAD: Defense & Security, maior feira de defesa e segurança da América Latina, realizada no início do mês no Rio de Janeiro. A avaliação técnica do modelo deve ajudar o Estado a definir os critérios do edital que será lançado nos próximos meses.