Fumaça de queimadas volta a atingir o Paraná; alerta para ar seco e altas temperaturas

Nuvem de fumaça, causada por incêndios em outras partes do Brasil, atinge as regiões norte, noroeste e central do Paraná; calor intenso e pouca previsão de chuva em Maringá.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    Nesta quinta-feira (19), uma densa nuvem de fumaça, proveniente de queimadas em outras regiões do Brasil, voltou a cobrir o céu de várias áreas do Paraná. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as regiões mais atingidas são o norte, noroeste e centro do estado.

    Segundo o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, a mudança do tempo no norte do Paraná foi abrupta, com a fumaça tomando o lugar da chuva de forma “instantânea”. A previsão é de que a fumaça continue entrando no estado, agravando gradualmente a qualidade do ar.

    “Embora haja previsão de chuva em algumas áreas, os ventos em superfície não são suficientes para limpar a atmosfera, e o transporte de partículas em níveis mais altos da atmosfera permanece ativo”, explicou Jacóbsen.

    Conforme informações divulgadas pelo G1 Paraná, a previsão para esta quinta-feira indica pancadas de chuva na Região Metropolitana de Curitiba e no litoral, enquanto em Maringá, no noroeste do estado, a previsão é de tempo seco e temperaturas que podem chegar a 34ºC, o que aumenta a sensação de desconforto com o calor e a fumaça.

    Temperaturas para Maringá:

    • Quinta-feira (19): mínima de 19ºC e máxima de 34ºC
    • Sexta-feira (20): mínima de 21ºC e máxima de 32ºC
    • Sábado (21): mínima de 20ºC e máxima de 27ºC
    Whatsapp Image 2024 09 19 At 14.21.42

    Comentários estão fechados.