Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Araucária Nitrogenados prepara retorno ao mercado com apoio da Petrobras
A Petrobras anunciou a aprovação unânime de sua diretoria executiva para iniciar a revitalização da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (ANSA), uma subsidiária integral da empresa, na quarta-feira (17). A planta, situada no Paraná e inativa desde 2020, tem capacidade anual de produzir 720 mil toneladas de ureia, 475 mil toneladas de amônia e 450 mil m³ de Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32).
Após revisar suas diretrizes estratégicas no último ano, a Petrobras decidiu reinvestir na produção de fertilizantes, reintegrando-a ao seu portfólio. A primeira fase dessa reentrada foca em reconfigurar e consolidar operações viáveis em ativos já existentes.
A diretoria executiva também aprovou negociações com ex-empregados e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) para definir os termos de readmissão, além de iniciar procedimentos para contratação de serviços de manutenção e materiais essenciais para a retomada das operações.
A realização de acordos trabalhistas, licitações e contratações está condicionada à futura deliberação da diretoria, que aguarda a definição clara dos procedimentos. A diretoria recomendou ainda que a ANSA conduza trabalhos de campo para otimizar o escopo da parada programada e avaliar a integridade dos equipamentos.
Na próxima semana, equipes técnicas e administrativas da Petrobras darão continuidade a análises e consultas internas, visando estabelecer todas as condições necessárias para as futuras decisões sobre a retomada das operações da ANSA.
A Diretoria de Processos Industriais da Petrobras já iniciou estudos para reativar a produção de ARLA 32 e fertilizantes nitrogenados, como ureia pecuária e industrial, com o objetivo de retornar ao mercado e se antecipar ao início da produção.
*Com informações, ESTADÃO