Pesquisa IPEC PR aponta Ratinho Junior com 46% para o governo

Na pesquisa estimulada, o atual governador lidera as intenções de voto no Paraná; ele é seguido pelo ex-governador Roberto Requião (PT), com 24%.

  • A pesquisa IPEC (antigo Ibope) realizada no estado coloca o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), na frente na disputa pela reeleição, com 46% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Ele é seguido por Roberto Requião (PT), com 24%. A pesquisa havia sido impugnada por um pedido do MDB, mas o instituto recorreu da decisão.

    Na sequência, a pesquisa mostra Professora Angela (PSOL) e Professor Ivan Bernardo (PSTU) com 2%; Adriano Teixeira (PCO), Ricardo Gomyde (PDT), Joni Correia (DC) e Solange Bueno (PMN) com 1% cada. Vivi Motta (PCB) não pontuou. A pesquisa estimulada também registra 12% de brancos e nulos e 11% que não souberam ou não opinaram.

    No levantamento espontâneo, Ratinho tem 26% e Requião, 7%. Nesse cenário, 60% dos entrevistados não souberam ou não opinaram. No confronto entre os dois primeiros colocados, o petista tem rejeição de 35%, enquanto o atual governador, 18%.

    Na avaliação do governo Ratinho Junior, a pesquisa aponta que 12% das pessoas opinaram como ótimo, 40% consideram bom, 32% avaliam como regular, 5% consideram ruim e 8% indicaram como péssimo, além de 3% que não souberam ou não opinaram.

    A pesquisa também levantou o cenário para presidente no Estado. Jair Bolsonaro lidera com 41% das intenções de voto, seguido por Lula (PT), com 35%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 7%, seguido por Simone Tebet (MDB) com 2%. Pablo Marçal (Pros) e Sofia Manzano (PCB) têm 1%. Brancos e nulos registraram 6%, e outros 7% não souberam ou não responderam.

    O instituto ouviu 1.200 pessoas entre os dias 19 e 21 de agosto, em 57 municípios do Estado. O nível de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05619-2022; e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o código PR-07859-2022. A pesquisa Ipec foi contratada pela RPC, afiliada da TV Globo no Paraná.

    Estadão Conteúdo / Fotos: Divulgação

    Comentários estão fechados.