Secretário de Cultura tem grandes expectativas para Flim deste ano

Na entrevista para o Maringá Post, o secretário revelou que a 9° edição da Flim será novamente realizada no CAC, como no ano passado.

  • O “Papo de Especialista” desta quinta-feira (25) recebeu o jornalista e secretário de cultura Victor Simião.

    Na entrevista para o Maringá Post, o secretário revelou que a 9° edição da Flim (Festival Literário Internacional de Maringá) será novamente realizada no CAC, como no ano passado.

    Além disso, uma tenda será colocada no estacionamento da prefeitura para que outras atividades aconteçam simultaneamente com a Flim desse ano.

    Segundo Simião,  pelo menos dois autores internacionais virão para a Flim, e ao menos um deles virá de forma presencial prestigiar o festival. Escritores conhecidos pelo Brasil, validados por uma comissão, estarão presentes e terão suas obras nos estantes. Victor também adiantou que haverá um show nacional no evento, mas a divulgação de todos os nomes que comparecerão será feita em breve.

    O secretário ainda reforçou que em 2022, novamente terá o edital de contratação de artistas locais para a Flim, onde pelo menos 20 atrações serão artistas de Maringá, sem contar os autores e autoras locais.

    Victor Simião ressaltou também que o orçamento da Secretaria de Cultura é divido para diversas atividades de fomentação a cultura, ou seja, não é retirado verba de outras secretarias.

    Ele explicou que a verba da secretaria é dividida entre contratação de oficinas, shows, eventos, realização de festivais, descentralização de ações culturais e outras atividades.

    Ao comentar sobre os shows realizados na Virada Cultural do município com os artistas Gal Costa e Sepultura, Simião disse que trazendo artistas de grande nome para a cidade, a Secretaria de Cultura proporciona para a população, principalmente para quem não teria condições de pagar para assistir a tais shows, oportunidade de acesso, vivência e experiência culturais.

    Além de que, shows e eventos com artistas reconhecidos além da cidade, trazem turistas ao município, fomenta economia local, hotelaria, empresas que vendem produtos nesses eventos se beneficiam. O secretário apontou que, o investimento na cultura não é bom apenas para os artistas, mas para os cidadãos e para a própria cidade também.

    Imagem: Imprensa Flim

    Comentários estão fechados.