Um ídolo, um gênio, uma lenda! Hugo Calderano segue reescrevendo a história do tênis de mesa brasileiro. E neste domingo, 20, foi a vez da página mais importante de todas até hoje: a inédita conquista da Copa do Mundo de Macau, na China. Agora, o mundo pode aplaudir e reverenciar de pé um dos maiores jogadores de todos os tempos.
E foi uma vitória histórica, para não deixar nenhuma dúvida: 4 a 1 sobre o chinês Lin Shindong, dono da casa e atual líder do ranking mundial. Uma atuação praticamente perfeita do brasileiro para se tornar o primeiro jogador de fora da Ásia ou da Europa a vencer o torneio. Um feito para nunca ser esquecido!
E a campanha de Hugo Calderano não poderia ter sido mais marcante. Para chegar ao título, ele superou dois chineses (os dois melhores do ranking mundial) e três japoneses, entre eles o atual terceiro colocado do ranking. Uma trajetória com vitórias inesquecíveis, viradas épicas, mas também um domínio sobre os principais mesatenistas do mundo poucas vezes visto. A história está feita por Hugo Calderano. Agora, só resta a todos reverenciá-la!
O jogo
No primeiro set, Calderano tentou pressionar o chinês, mas não conseguiu colocar seu ritmo de jogo. Lin Shindong conseguiu abrir vantagem após o terceiro ponto e disparou no placar, vencendo por 11 a 6.
Já no segundo, foi o oposto. Hugo Calderano se impôs desde o início, errou pouco e deixou o adversário desconfortável. Ele dominou o game sem grandes sustos e ganhou por 11 a 7.
O terceiro foi mais equilibrado. Os dois trocaram a liderança a todo momento, ponto a ponto. Calderano chegou a estar vencendo por 7 a 5 e tomou a virada para 9 a 7. Entretanto, o brasileiro retomou o controle e conseguiu voltar à frente, fechando o set em 11 a 9.
No quarto set, Hugo Calderano deu show. Brilhou atacando e defendendo, praticamente não errou e deu uma aula de tênis de mesa. O resultado foi uma vitória impressionante por 11 a 4, sem dar qualquer chance ao adversário.
O quinto e último set foi mais um presente do brasileiro para os fãs da modalidade. Calderano dominou do início ao fim e fez o líder do ranking mundial parecer um jogador comum. Uma vitória incontestável por 11 a 5 para escrever de vez seu nome entre os maiores de todos os tempos.
Campanha até a final
Para chegar até a decisão, Hugo Calderano teve uma campanha perfeita na competição. Na fase de grupos, venceu Yukiya Uda, do Japão, e Eugene Wang, do Canadá, ambos por 3 a 1.
Nas oitavas de final, outro japonês foi vítima do brasileiro. Ele não deu chances e bateu Hiroto Shinozuka por 4 a 1. Nas quartas, mais um atleta do Japão, mais uma vitória: também 4 a 1 sobre Tomokazu Harimoto, terceiro colocado no ranking mundial.
A semifinal exemplificou bem o tamanho da campanha de Hugo Calderano. O adversário era o chinês Wang Chuqin, segundo lugar no ranking. Ele, inclusive, chegou a estar vencendo por 3 a 1 e teve match points a seu favor. Porém, Calderano não desistiu e obteve uma virada histórica, vencendo por 4 a 3.
Apoio da CBTM
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) deu apoio irrestrito para a participação de Hugo Calderano, no masculino na Copa do Mundo de Macau, assim como o restante da delegação brasileira, que ainda conta com os técnicos Thiago Monteiro e Jorge Fanck, e os atletas Vitor Ishyi, Eric Jouti e Bruna Takahashi. Ela, inclusive, chegou às quartas de final no feminino e também registrou a melhor campanha da história do país.
Eles disputaram a competição com recursos 100% investidos pela CBTM, provenientes do Programa de Preparação Olímpica realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
“A CBTM não mediu esforços para apoiar os atletas brasileiros nessa Copa do Mundo. Os resultados históricos do Hugo Calderano e da Bruna Takahashi não são por acaso. Enviamos nossos treinadores, demos todo o apoio necessário aos atletas. Isso, somado ao talento, à disciplina e à garra dos nossos atletas, faz a diferença. Estamos muito orgulhosos do que eles fizeram e dos resultados históricos alcançados”, disse Vilmar Schindler, presidente da CBTM.
“O que o Hugo Calderano fez na China vai ficar marcado para sempre e merece ser comemorado pelo Brasil inteiro. É uma conquista histórica para o nosso país. Ele é um jogador incrível, um dos maiores de todos os tempos, e se alguém no mundo tinha alguma dúvida disso, hoje ele mostrou pra todos que está de vez entre os melhores”, completou.
(Texto: CBTM. Foto: Márcio Mercante/CBTM)