Um jogo histórico para o Galo! Perdendo por 2 a 0 até os 27 minutos do segundo tempo, o Atlético fez a remontada diante do Grêmio, em Porto Alegre, com três gols para buscar a vitória: Gustavo Scarpa e Palacios de pênalti, e Edu Vargas aos 51′ para sacramentar o vira-virou para 3 a 2.
A partida foi na manhã deste domingo (1/9), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, e marcou o retorno da Arena do Grêmio após quatro meses de superação das enchentes no Rio Grande do Sul! Agora, o Galo chega a 33 pontos em 23 jogos na tabela da Série A.
Escalação do Atlético: Everson; Saravia, Battaglia, Alonso e Arana; Otávio (Palacios), Fausto Vera (Vargas) e Alan Franco; Scarpa (Alan Kardec), Bernard (Rubens) e Deyverson (Cadu). Os desfalques foram: Bruno Fuchs e Paulinho (suspensos), Zaracho e Alisson (DM), e Hulk (poupado).
O jogo – o Galo tentava atacar pelas pontas, com Scarpa e Arana bem abertos no campo de jogo. Aos 14′, Gustavo Scarpa recebeu de Otávio, e cruzou para Bernard, livre do outro lado. O camisa 20 chutou na trave e quase abriu o placar.
O time chegou a assustar novamente com alguns tiros nos quais o goleiro Marchesín titubeou ao tentar agarrar firme e concedeu rebote, mas Deyverson não conseguiu chegar a tempo. O camisa 9 roubou uma bola para disparar livre, e sofreu a falta de Gustavo Martins, expulso pelo árbitro aos 19′.
O Atlético ficou com o domínio da posse de bola, mas falhou defensivamente e sofreu dois gols do Grêmio ainda no primeiro tempo. Aos 31′, cruzamento de escanteio na área do Atlético. Kannemann cabeceou, e Braitwhite finalizou na sequência, sem defesas para Eversoon. Cerca de 10 minutos depois, o Grêmio ampliou o placar com Cristaldo, após ele cabecear e pegar o próprio rebote.
Eu acredito! – No segundo tempo, a história seria escrita. O Atlético lutou para tentar diminuir o placar e ter condições de buscar o empate. Brahian Palacios, que entrou no lugar de Otávio, fez uma bela jogada fora da área e quase surpreendeu Marchesín, que defendeu. Scarpa também conseguiu um chute perigoso, com desvio.
Aos 27′, o árbitro marcou pênalti em Palacios, que recebeu passe rasteiro de Scarpa em escanteio. O próprio camisa 6 cobrou com perfeição e diminuiu o placar, dando gás para buscar o empate. Palacios estava em alta na partida, participando bastante e cobrando uma falta perigosa logo após o gol de Scarpa.
Aos 48′, Alan Kardec cabeceou a bola, que bateu na mão do zagueiro. Pênalti de novo. Scarpa havia sido substituído (por Kardec), e quem pegou a bola, com personalidade, foi Palacios. De canhota, ele deixou tudo igual!
O que já era incrível ficou sensacional! Segundos depois, com o jogo prestes a acabar, Kardec tocou para Arana, de calcanhar. O lateral soltou a bomba e, no rebote do goleiro, Edu Vargas mergulhou para fazer o gol da virada de peixinho!
Agenda do Galo – o próximo jogo do Atlético é apenas no dia 12 de setembro, decisão nas quartas de final da Copa do Brasil. O jogo será diante do São Paulo, em BH. Até lá, o elenco profissional terá dois dias de folga e retorna aos treinos na quarta-feira. O compromisso seguinte será perante o Bahia, na 26ª rodada da Série A, dia 15/9, em Salvador.
(Texto: Atlético Oficial. Foto: Pedro Souza/Atlético Oficial)