Com os bons desempenhos nos últimos anos das categorias de base do Maringá Futebol Clube, desde classificação para disputa da Copa São Paulo em 2023 e semifinalista do Campeonato Paranaense sub-17 de 2024, as atenções voltaram-se aos Meninos do Ingá, e só em 2024, 12 atletas foram negociados com outras equipes.
Três deles já promovidos ao profissional, Pedrinho, Zanella e Vitorino, que estavam no elenco do vice-campeonato paranaense deste ano, tiveram seus empréstimos realizados junto ao Monte Azul-SP. Já outro atleta que estava atuando profissionalmente no Maringá, foi o jovem lateral direito, Diego, de apenas 17 anos, que após o estadual, foi negociado por empréstimo com opção de compra para o sub-20 do Palmeiras.
Durante a disputa do Campeonato Estadual, sub-15 e sub-17, realizados no primeiro semestre, dois atletas tiveram rápida ascensão, sendo negociados mesmo antes do fim da competição, o primeiro foi o atacante Arthur Gustavo, do sub-15, que chamou atenção do Red Bull Bragantino e logo teve sua transferência para a equipe de Bragança Paulista. Quem também se destacou rapidamente foi João Acássio, atacante do sub-17, que foi adquirido pelo Barra-SC ainda durante a primeira fase. Ao fim do estadual, mais seis atletas foram negociados para o sub-17 de grandes equipes, os meio-campistas Zé Pedro e Thomas para o Fortaleza, o zagueiro Keyrrison negociado com o Athletico Paranaense, o meia Rafael e o lateral direito Vágner foram para o Grêmio de Porto Alegre, por último, o meia Andrigo para o São Paulo FC.
“Importante dentro do nosso projeto, uma vez que um dos pilares que a diretoria tem como filosofia de trabalho para a base, que é gerar ativos para o mercado. No primeiro semestre ter feito todas essas negociações, vemos que estamos no caminho certo para atingirmos o objetivo proposto pelo clube e ainda podemos contribuir com a carreira desses meninos, que estão sendo captados pelo Maringá e posteriormente recebendo a oportunidade de jogar em grandes clubes do futebol nacional”, explicou Pedro Machado, gerente das categorias de base do Tricolor.
Vale ressaltar que todas os atletas negociados, tiveram parte de seus direitos econômicos mantidos com o Maringá FC, em caso de possíveis negociações futuras.
O clube ainda irá disputar o Paranaense sub-16 e a Copa Sul na categoria sub-17, nesse segundo semestre.
(Rodrigo Araújo/MFC)