Fundado em 2010 como clube profissional de futebol, o Maringá Futebol Clube completou ontem 13 anos. Apesar de jovem, o time maringaense já conquistou títulos, acessos e passou por transformações até chegar ao modelo de gestão atual.
Iniciando sua história na terceira divisão do Paraná, o Tricolor conquistou o acesso e o título da competição em seu primeiro ano. Em 2013, o clube conquistou o seu segundo título e o acesso para a elite do futebol paranaense.
Em 2014 o time foi vice-campeão estadual em uma ótima campanha, já garantindo vagas para o Campeonato Brasileiro Série D e Copa do Brasil. Seu terceiro título veio também em 2015, quando ergueu a taça da extinta Copa FPF. Em 2017 iniciou a transformação da sua gestão e o clube e conquistou mais dois títulos, novamente a segunda divisão do paranaense e mais uma vez a Taça FPF. Os anos de 2018, 2019 foram de reformulações, mudanças e adaptação ao novo modelo de negócio.
No ano de 2020 seu modelo societário de gestão foi definido iniciou a restruturação jurídica e de governança, que culminou na transformação em SAF em 2022. Dentro de campo o MFC conquistou novamente o acesso e iniciou um novo projeto nas categorias de base do clube. Em 2021, de volta à primeira divisão do Campeonato Paranaense, o Maringá FC iniciou sua crescente no cenário estadual e nacional, com metas bem estabelecidas a curto, médio e longo prazo.
Em 2022 o clube novamente teve um grande ano, chegando mais uma vez à final do Campeonato Paranaense e batendo todas as metas da temporada, conseguindo calendário cheio em 2023 com Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D, além da transformação oficial para modelo jurídico SAF. Em sua categoria de base, o MFC disputou pela primeira vez a Copa São Paulo de Futebol Junior.
No 13º ano de existência, o clube entrou para a história dentro e fora de campo. Com seu torcedor cada vez mais apaixonado, o Maringá teve pelo segundo ano seguido a maior média de público do interior do estado e a terceira maior do Brasileiro da Série D. Além de uma boa campanha no estadual, quando chegou às semifinais da competição, o MFC alcançou a terceira fase da Copa do Brasil, vencendo o Sampaio Corrêa, na primeira fase, e o Marcílio Dias na segunda fase.
Na terceira fase da competição o Dogão enfrentou o Flamengo e venceu a primeira partida por 2 a 0 no Estádio Regional Willie Davids, entrando para a história como um clube da cidade ter vencido o Flamengo, atual campeão da Libertadores da América. No jogo de volta o MFC acabou eliminado, ficando um placar agregado de 8 a 4. No segundo semestre a meta de acesso para a Série C do Brasileiro parou na segunda fase da competição, mas segue viva para 2024.
A expectativa para a próxima temporada é alta e o Tricolor da Cidade Canção terá pela frente mais uma vez três competições importantes como o Campeonato Paranaense, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D.
A pré-temporada começou nesta segunda-feira, 27, e o clube estreia no estadual no dia 17 de janeiro, diante do Galo, no Estádio Regional Willie Davids.
(Rodrigo Araújo/MFC)