No domingo (14), o Coritiba foi até a Arena da Baixada enfrentar o Athletico – PR, no clássico athleTIBA. O Coxa saiu na frente, mas acabou sofrendo o revés por 3 a 2 nos acréscimos do jogo.
O Coxa volta a campo no sábado (20), no Couto Pereira. Em casa, o alviverde recebe o Atlético-MG, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023.
O jogo
Para entrar em campo no clássico, o técnico Antônio Carlos Zago definiu a equipe coxa-branca com: Gabriel, Marcos Vinícius, Bruno Viana, Henrique, Jhon Chancellor, Jamerson, Bruno Gomes, Liziero, Marcelino Moreno, Robson e Zé Roberto.
No começo do jogo, a equipe mandante ameaçou a meta de Gabriel com uma bola na trave. Mas, o Coritiba com a bola no pé conseguia achar espaços e fazia boa movimentação pelas laterais do campo com Jamerson e Marcos Vinícius.
A equipe alviverde fechou as linhas de defesa, não deixando a bola passar, e se lançava ao ataque com velocidade e toques curtos de bola. Aos 13’ minutos, Bruno Gomes teve boa chance, recebeu na meia esquerda, mas a finalização passou por cima do gol.
Aos 19’ minutos, o Coxa abriu o placar na Baixada! Marcelino Moreno estava bem posicionado e pegou a sobra da bola pelo lado esquerdo. O camisa 10, cortou pro meio, limpou a marcação da zaga athleticana e finalizou rasteiro direto pro gol. Foi o primeiro gol de Marcelino com a camisa alviverde.
O Coxa continuou chegando à meta de Bento, com boas trocas de passes. Aos 34’ minutos, pelo meio, o alviverde foi avançando, nos pés de Bruno Gomes, o volante finalizou colocado, mas a zaga desviou a finalização.
Segundo tempo
O Coritiba voltou para a segunda etapa sem alterações na equipe. O Athletico empatou o jogo aos 3’ minutos da etapa complementar, com gol de Pablo. A equipe mandante começou a pressionar, o Coxa conseguia recuperar a bola e tentava manter a posse para trabalhar nos passes e voltar a chegar na meta do rival.
Aos 20’ minutos, gol do Coxa! Num contra-ataque veloz, Zé Roberto tocou para Robson na entrada da área. O camisa 30 recebeu, ajeitou o corpo, tirou do goleiro e mandou uma bomba para o fundo das redes.
O técnico Antônio Carlos Zago fez substituições na equipe alviverde. Entraram em campo: Rodrigo Pinho, Victor Luis, Boschilia, Kaio e Mateus Bianqui, nos lugares de: Zé Roberto, Jameson, Robson, Marcelino Moreno e Liziero.
O Coritiba segurava na marcação e conseguia construir boas jogadas para chegar com perigo. Aos 38’ minutos, Rodrigo Pinho recebeu na meia esquerda, girou com a bola e bateu forte na esquerda, o goleiro defendeu. O Athletico empatou o jogo aos 46’ minutos, com gol de Willian.
O árbitro deu 7’ minutos de acréscimos. Aos 52’ minutos, Cannobio marcou o terceiro gol da equipe mandante e sacramentou o resultado final do jogo.
(Texto: Coritiba. Foto: Guilherme Griebeler/Coritiba Oficial)