Rumo às oitavas! Precisando vencer por dois gols de diferença, o Flamengo fez uma grande exibição e goleou o Maringá FC por 8 a 2 na noite de quarta-feira (26), no Maracanã, e garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. Thiago Maia, Pedro (4), Gabi, Gerson e Cebolinha marcaram os gols do Mengão. Destaque para grande partida do camisa 9, que balançou as redes quatro vezes.
O jogo
O Flamengo iniciou a partida indo para cima do Maringá e abriu o placar no Maraca logo aos dois minutos. Cebolinha cobrou escanteio pela esquerda, a defesa cortou mal e a bola sobrou para Thiago Maia soltar a bomba e estufar a rede: 1 a 0.
Após o gol, a equipe rubro-negra seguiu no campo ofensivo trocando passes para tentar encontrar espaços na defesa paranaense, que se fechava atrás em busca de sair nos contra-ataques. E não demorou muito para o Mengão marcar o segundo! Aos 18’, novamente Cebolinha cobrou escanteio na área, Pedro subiu mais alto que a zaga e cabeceou firme para o gol: 2 a 0.
O Maringá mal deu a saída de bola, o Mais Querido recuperou e por muito pouco não ampliou. Gabi lançou para Wesley na área, ele deu um chapéu em Raphinha e saiu cara a cara com Dheimison. Pressionado pela marcação, o lateral acabou chutando em cima do goleiro.
Aos 28’, o terceiro gol saiu com naturalidade. Gerson driblou dois defensores na área e foi derrubado. O árbitro, em cima do lance, marcou o pênalti. Gabi, com a categoria de sempre, só deslocou o goleiro para ampliar e vibrar com a Nação: 3 a 0.
O ritmo do Mengão era intenso, não deixando o Maringá respirar. Aos 34’, Ayrton Lucas lançou na área e Wesley, na segunda trave, cabeceou para o meio, a bola sobrou para Everton Ribeiro chutar forte. Dheimison salvou o time paranaense. Quatro minutos depois, o Maringá descontou com um gol contra de Fabrício Bruno. Após escanteio, a bola bateu no defensor rubro-negro e entrou: 3 a 1.
Nos acréscimos da primeira etapa, o Rubro-Negro ainda marcou o quarto! Após bate e rebate na intermediária do Maringá, Ayrton Lucas encontrou Gerson livre na entrada da área. O coringa avança e bate forte para estufar a rede: 4 a 1. O Mengão foi para o intervalo com o resultado que precisa para se classificar.
No segundo tempo, o Flamengo manteve o ritmo forte e seguia trocando passes no campo de ataque. O Maringá tinha dificuldades para sair jogando e pouco ameaçava a meta de Santos. A equipe de Sampaoli ampliou ainda mais a vantagem aos 12’. Em jogada de contra-ataque, Cebolinha desceu em velocidade e tocou para Gabigol. O camisa 10 devolveu para Cebolinha, que driblou o goleiro e empurrou para a rede: 5 a 1.
Aos 19’, o Maringá fez o segundo gol com o atacante Bruno Lopes, que soltou a bomba e a bola desviou em Serginho antes de entrar: 5 a 2. Mas não teve tempo para a equipe paranaense se animar, porque dois minutos depois o Fla marcou o sexto! Após troca de passes de pé em pé, Gerson foi na linha de fundo e cruzou rasteiro para o meio da área. Pedro, com o seu oportunismo, só escorou para o fundo da rede. Foi o segundo do camisa 9 na partida: 6 a 2.
Na reta final, mesmo com a grande vantagem, o Rubro-Negro continuou criando oportunidades na frente. Não perca as contas! Aos 39’, o sétimo veio com hat-trick de Pedro! Gabi pegou a sobra na área e encontrou Vidal, que cabeceou para o meio e o camisa 9 chegou sozinho para completar: 7 a 2.
Para encerrar a goleada, Pedro, em noite inspirada, marcou o oitavo do Mengão e seu quarto na partida. Marinho avançou pela esquerda e tentou mandar a bola para Gabi, mas a defesa cortou. Vidal ficou com a sobra e tocou para o camisa 9 chutar forte para dar números finais à grande atuação rubro-negra no Maraca!
Próximo compromisso
O Rubro-Negro volta a campo no próximo domingo (30) para o clássico contra o Botafogo, às 16h, no Maracanã, pela terceira rodada do Brasileirão.
Escalação do Flamengo
Santos; Wesley (Marinho), Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Vidal), Gerson (Victor Hugo) e Everton Ribeiro (Léo Pereira); Cebolinha (Matheus Gonçalves), Gabi e Pedro.
Técnico: Jorge Sampaoli.
Escalação do Maringá
Dheimison; Lucas Lopes, Wesley e Max Miller; Raphinha (Caíque), Erick Varão (Rodrigo Alves), Serginho e Cesinha (Matheus Blade); Iago Santana, Bruno Lopes e Gustavo Ramos (Luiz Thiago).
Técnico: Jorge Castilho.
Ficha técnica
Flamengo 8×2 Maringá – Jogo de volta da Terceira fase da Copa do Brasil
Local: Maracanã, RJ
Data e hora: 26/04/2023 às 21h30
Arbitragem: Raphael Claus, Fabrini Bevilaqua Costa e Daniel Luis Marques
Cartões amarelos: Raphinha (MAR), Ayrton Lucas (FLA), Bruno Lopes (MAR), Wesley (FLA), e Serginho (MAR)
Gols: Thiago Maia (2’1ºT), Pedro (18’1ºT, 21’2T, 39’2ºT e 42’2ºT), Gabi (29’1ºT), Fabrício Bruno (38’1ºT), Gerson (48’1ºT), Cebolinha (12’2ºT) e Bruno Lopes (19’2ºT).
(Texto: Rômulo Paranhos. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)