O locutor do estádio Sports De La Rudeliere, em Les Sables D’Olonne, na França, pediu ao público: “Todos de pé para ouvir o hino nacional brasileiro”. No gramado, perfilados diante da bandeira do Brasil, os 11 titulares da Seleção Masculina Sub-17 cantariam o hino ostentando a Amarelinha pela primeira vez em suas carreiras. O silêncio na arquibancada, de respeito pelo tradicional rito inicial dos confrontos entre seleções, durou mais tempo que o previsto. Os alto-falantes do estádio não respondiam. A expectativa pelos primeiros acordes foi gerando um clima de constrangimento. Mais de cinco minutos de espera e nada.
A goleada do Brasil sobre o México por 4 a 0 na estreia do time brasileiro no tradicional Torneio de Montaigu na noite desta terça-feira (12) só pode ser contada a partir do golaço marcado antes de a bola rolar. A gafe do hino foi contornada quando os jogadores brasileiros surpreenderam e decidiram cantar à capela, a toda altura, para que todos no estádio pudessem ouvir: “Ouviram do Ipiranga as margens pláaaacidas (…) Pátria amada, Brasil”. Ovacionados por cerca de duas mil pessoas presentes ao estádio, o momento de emoção pesou sobre os mexicanos dentro de campo.
A bola rolou e o Brasil foi para cima com tudo. O trio de ataque formado por Endrick, Luis Guilherme e Pedrinho deu muito trabalho para a defesa mexicana. Logo aos 4 minutos, Endrick pegou o rebote do goleiro, após chute de Pedrinho, e abriu o placar. Com transição muito rápida e marcação sob pressão, o Brasil chegou ao segundo gol aos 7 minutos, com Vitor Figueiredo. Ele chutou de fora da área sem chances para o goleiro.
O terceiro gol brasileiro saiu aos 21 minutos após jogada individual de Pedrinho, que driblou o zagueiro e chutou no canto esquerdo do goleiro. 3 a 0 para o Brasil. O placar virou goleada aos 38 minutos. O zagueiro Dalla Corte aproveitou a espalmada do goleiro após escanteio e cabeceou com força para o gol. E o primeiro tempo terminou 4 a 0 para os brasileiros.
No segundo tempo, o Brasil voltou com o mesmo ímpeto, roubando bolas e atacando com velocidade. O técnico Phelipe Leal começou a mexer na equipe. Entraram Felipe e Lucas Camilo. Saíram Luiz Guilherme e Luiz Gustavo. A Seleção Sub-17 continuou implacável na marcação. O México só assustou em batida de falta na trave já na reta final do jogo.
Aos 60 minutos, Pedrinho tentou encobrir o goleiro quase do meio de campo. Seria um golaço do camisa 11, que deu lugar a João Victor. Bernardo Valim, William, Fellipe Jack, Victor Gabriel e Eduardho Keder também entraram nos 15 minutos finais da partida. O volume de chances criadas não se converteu em gol no segundo tempo.
Com a vitória, o Brasil lidera o Grupo B do Torneio de Montaigu com três pontos. No outro jogo do grupo, Holanda e Inglaterra empataram em 1 a 1. O próximo adversário do Brasil serão os holandeses. O jogo será na quinta-feira (14) às 18h30 (horário de Brasília).
BRASIL: César, Vitor Reis (Victor Gabriel), Dalla Corte, Da Mata (Fellipe Jack) e João Henrique (Eduardho Keder); Luiz Gustavo (Lucas Camilo), Vitor Figueiredo (Bernardo Valim) e Dudu; Luiz Guilherme (Felipe), Pedrinho (João Victor) e Endrick (William).
(Texto: CBF. Foto: Bruno Pacheco/CBF)
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.