RÁDIO MARINGÁ – Gestores, coordenadores técnicos e treinadores finalizam segundo módulo do Workshop de Desenvolvimento Esportivo

O segundo módulo do I Workshop de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizado pela área de Desenvolvimento Esportivo, em parceria com o Instituto Olímpico Brasileiro e a Solidariedade Olímpica entre 17 e 19 de maio, abordou temas centrais que impactam o complexo processo de desenvolvimento de treinadores. Cerca de 200 gestores, coordenadores e treinadores das seleções nacionais de base de 47 modalidades olímpicas de 35 confederações participaram do workshop que proporcionou reflexão e debates sobre diferentes modelos de formação de treinadores.

“Esse olhar especial para o processo de formação e valorização de treinadores é fundamental para impactarmos positivamente o desenvolvimento do esporte olímpico nacional. Através deste workshop oferecido pelo COB, compartilhamos conhecimentos científicos atuais e boas práticas que servem de inspiração para o movimento olímpico. Buscamos contribuir com as confederações brasileiras que lideram as modalidades olímpicas no Brasil, fornecendo ferramentas e novos conceitos que podem contribuir com direcionamento esportivo para os próximos ciclos olímpicos”, disse o gerente Executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB, Kenji Saito.

Entre os assuntos discutidos neste segundo módulo estavam os cenários e as oportunidades de aprendizado que as Confederações podem proporcionar aos treinadores. Um dos destaques do workshop foi a apresentação de um plano de implementação de programas de formação baseados em novos conceitos, como, por exemplo, o aprimoramento de conhecimentos e competências, os programas centrados no aprendiz e as estratégias individualizadas de desenvolvimento de treinadores e treinadoras sob a perspectiva do capacitador de treinadores (coach developer).

Com objetivo de aproximar cada vez mais a ciência da prática, assim como foi no primeiro módulo do worshop, além das palestras realizadas pelos Prof. Dr Michel Milistetd, Profa. Dra Larissa Galatti e Profa. Ma Paula Korsakas, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer estudos de caso das Confederações de Vela (CBVela), Taekwondo (CBTKD), Tênis de Mesa (CBTM) e Rugby (CBRu). A iniciativa proporcionou troca de conhecimento entre as Confederações, que puderam compartilhar suas dúvidas, desafios e vislumbrar um futuro com novas possibilidades. Para aumentar ainda mais a interação entre os participantes, foram promovidas mesas redondas com todos os palestrantes, abordando os principais temas do módulo.

“Eu achei a iniciativa do Workshop uma grande forma de oportunizar a discussão do esporte de base em nosso país. Neste módulo tivemos grandes palestras, perspectivas inovadoras e reflexivas sobre como capacitar nossos treinadores para que estes possam desenvolver melhores práticas no dia a dia e ainda, o que considero de maior contribuição, a troca de informações e visão de projetos que outras modalidades têm feito, suas aplicações práticas e resultados conquistados”, disse Natalia Falavigna, medalhista olímpica e coordenadora técnica da Confederação Brasileira de Taekwondo.

O workshop é consequência do Diagnóstico de Gestão do Desenvolvimento Esportivo, projeto realizado anualmente pela área de Desenvolvimento Esportivo desde 2019 e que se mostrou uma ferramenta relevante para obtenção de informações sobre o nível de desenvolvimento das modalidades olímpicas. O resultado desse estudo vem sendo utilizado para auxiliar o processo de distribuição de recursos e investimentos da área nas modalidades olímpicas, norteando as estratégias elaboradas pelo COB e pelas Confederações em prol do esporte de base e de todo o complexo sistema de desenvolvimento esportivo.

O I Workshop de Desenvolvimento Esportivo possui cinco módulos que serão ministrados até o mês de setembro. O terceiro módulo está previsto para os dias 8,9 e 10 de junho.

(COB)

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.