O final de semana será repleto de clássicos pelo Brasileirão Assaí 2020. A abertura da quinta rodada acontece neste sábado (22) e três rivalidades históricas se destacam. Em Goiânia, Goiás e Atlético-GO se enfrentam novamente pela Série A depois de um hiato de 10 anos. No Rio, Flamengo e Botafogo medem forças visando subir na tabela. E em São Paulo, Palmeiras e Santos jogam no Morumbi, estádio em que o Verdão não atua como mandante desde 2007. Confira o momento de cada equipe e o pensamento de personagens das partidas antes da rodada:
O “Clássico do Equilíbrio”
Após 10 anos, Goiás e Atlético-GO se enfrentarão pela Série A do Campeonato Brasileiro. A partida será no sábado (22), às 21h (de Brasília), no Estádio Hailé Pinheiro. Dentro da zona de rebaixamento, o Esmeraldino ainda está atrás do seu primeiro triunfo. Com um jogo a menos na competição, o Goiás quer utilizar o clássico para virar a chave, deixar os problemas no passado e entrar de vez no Brasileirão Assaí.
“Não podemos nos desesperar. Ainda é a terceira rodada nossa. Sabemos que erramos. Não errou só um, erramos todos. Nossa equipe tem que procurar agora ter um pouco de tranquilidade, acertar, porque tem um clássico e precisamos dar uma resposta para o torcedor. Uma resposta pra gente primeiro. Não é hora de apontar e sim ter a cabeça no lugar para poder fazer uma grande partida contra o Atlético-GO”, avaliou o zagueiro Rafael Vaz sobre o momento do Goiás.
Com quatro pontos em três jogos, o Atlético-GO vem mostrando um bom futebol. A equipe do técnico Mancini sabe a importância deste confronto para o torcedor e para o próprio time. Depois de começar como o destaque do Brasileirão vencendo o atual campeão, o Dragão conquistou apenas um ponto em dois jogos e já vê o grupo dos quatro últimos colocados com atenção.
“Quem entra tem que mostrar serviço. Realmente estivemos abaixo. Talvez o pior momento no campeonato até agora. Isso tem que ser rapidamente corrigido até sábado, já que temos o clássico”, falou o técnico Vagner Mancini após a derrota para o Internacional e pensando no clássico goiano.
Duelo para se afirmar na competição
Flamengo e Botafogo escrevem mais um capítulo na histórica rivalidade neste domingo (23), às 11h (de Brasília), no Maracanã. O Mengão, após um início com duas derrotas, iniciou a sua recuperação dentro do Brasileirão Assaí e conseguiu quatro dos últimos seis pontos disputados. O potente ataque, que fez história em 2019, começa a dar sinais de vida balançando a rede nos últimos dois jogos. Domènec Torrent, técnico rubro-negro, tem poucos dias para fazer os ajustes e ir atrás dos três pontos.
“Sempre é importante ganhar o próximo jogo, para recuperar a confiança. Sei que é um clássico prestigiado, mas sempre precisamos pensar em ganhar do próximo adversário. Sei o quanto é importante para a torcida. Vamos tentar ganhar, mas não será fácil. Todas as equipes têm qualidade e todas querem ganhar do Flamengo”, declarou Domènec em entrevista coletiva.
O Botafogo chega motivado para o clássico e continua invicto no Campeonato Brasileiro. O alvinegro venceu o Atlético-MG por 2 a 1 e agora tem cinco pontos na tabela. Apesar da grande vitória contra o ex-líder e do bom momento no torneio, o pensamento e o planejamento do clube continuam sendo traçados com os pés no chão.
“O importante para mim é o grupo, que todos possam se sentir úteis e participativos. Mais do que uma equipe, nós precisamos ter um grupo. Todos sabemos as nossas dificuldades e o nosso elenco ainda está se formando com a chegada de jogadores. Temos que ser pragmáticos e ter um jogo vertical. Assim, o nível de eficácia será bom e poderemos alcançar os nossos objetivos”, disse o técnico Paulo Autuori em coletiva de imprensa.
Rivalidade no Morumbi
Também no domingo, Palmeiras e Santos se enfrentam às 16h (de Brasília), no Morumbi. Esta será a primeira vez, desde 2007, que o Verdão tem um mando de campo no estádio paulistano. O Porco chegou com moral para o campeonato após conquistar o título estadual, o que não se refletiu em campo. Até então, são cinco pontos conquistados. Apesar de não estar convencendo a sua torcida, o time ainda está invicto e vencer um rival pode ser o ponto de partida para subir de vez na tabela de classificação.
“Primeira coisa, botar os caras para descansar e recuperar até o domingo. Temos pela frente um clássico contra um adversário difícil, tem muita qualidade, Cuca é experiente, mas é um clássico bom de jogar”, falou Luxemburgo projetando a partida contra o Peixe.
No lado alvinegro encontramos um time com um início promissor. Com sete pontos e na quinta posição, o Santos visita o seu rival buscando a vitória para aumentar o gás da equipe no Campeonato Brasileiro. Com um ataque goleador, tendo Marinho com três gols na artilharia do Brasileirão, Cuca tem o trabalho de equilibrar ataque e defesa. Enquanto o sistema ofensivo funciona bem, a defesa pode melhorar para dar consistência e regularidade ao Peixe.
“É um passo de cada vez. Domingo tem jogo de novo. Importante é pensar a cada jogo, independentemente do adversário. Temos que jogar como jogamos. Sempre como o Santos”, concluiu Marinho após a vitória sobre o Sport na última rodada.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.