RÁDIO MARINGÁ – Enxadrista tetracampeã dos Jogos Escolares da Juventude conquista inédita medalha para as mulheres

Com sete medalhas em seis participações nos Jogos Escolares da Juventude – consideradas as etapas de 12 a 14 e de 15 a 17 anos – a enxadrista pernambucana Ramyres Santana Coelho tornou-se uma das maiores campeãs do evento. Em Londrina, após três dias de disputas, entre 13 e 15 de novembro, a jovem conquistou sua quarta medalha de ouro no torneio Convencional de xadrez ao longo de seis edições disputadas. Ela também tem dois vice-campeonatos na mesma prova dos Escolares. Em 2015, quando o tema dos Jogos é “igualdade de gêneros no esporte”, a estudante, que tem o desejo de ser engenheira mecatrônica, entrou para a história da maior competição escolar do Brasil. Pela primeira vez, uma menina conquistou uma medalha na modalidade xadrez Blitz, disputada de forma mista entre moças e rapazes. Um terceiro lugar, uma medalha de bronze repleta de significados.

A jovem de 17 anos é natural de Petrolina, cidade localizada no Sertão do São Francisco, em Pernambuco, e tem uma coleção com quase cem troféus, além de inúmeras medalhas. Representante do Colégio Dom Bosco, Ramyres Santana Coelho começou a praticar xadrez por incentivo do irmão Ranielly e o apoio da mãe Graça e do pai Raimundo. “Antes, eu jogava capoeira, mas parei. Quando implantaram o xadrez na escola, comecei a praticar junto com meu irmão. O que meus pais pensavam ser só uma fase, a exemplo da capoeira, se transformou em minha paixão. O xadrez faz parte da minha vida. Viajei, conheci outras pessoas, fiz meu nome por conta do xadrez”, lembra Ramyres, que traz tatuado no pulso direito uma declaração ao jogo de tabuleiro.

Dona de quatro medalhas de ouro nos Jogos Escolares – Fortaleza 2010, Cuiabá 2012, João Pessoa 2014 e, agora, Londrina 2015 – e de duas de prata – João Pessoa 2011 e Belém 2013 –, no xadrez Convencional, Ramyres Santana Coelho conquistou sua sétima medalha no domingo, dia 15, após partidas disputadas no Sesi Londrina. “Tudo foi muito prazeroso e único. A experiência, a luta e o esforço me ajudaram a chegar aqui, numa competição de alto nível com os melhores enxadristas do Brasil”, afirma Ramyres Santana. Tendo como técnicos o irmão e o pai em outras edições do evento, a pernambucana teve como treinadora, na cidade paranaense, a própria mãe Graça Santana e conquistou o bronze histórico para as participantes dos Jogos na prova mista de xadrez blitz. “Só sabe explicar quem pode viver isso ao vivo. É muito bom acompanhar de perto o crescimento dela desde pequenininha até agora”, declara Graça Santana, mãe da atleta.

Também campeã sul-americana individual sub-14 e vice-campeã pela seleção brasileira na mesma categoria em torneio realizado em 2012, em Natal (RN), a pernambucana treina duas horas por dia e faz planos para o futuro, lembrando-se dos momentos vividos nos Jogos Escolares. “Tenho orgulho de ter participado de seis edições dos Jogos Escolares. Se pudesse, viria mais vezes. É um dos Jogos bonitos mais bonitos, porque eles integram jovens de todos os cantos do país. Agora é seguir em frente, dedicando as conquistas a minha família e a todos que torcem por mim”, diz. Às vésperas de receber o resultado dos exames de vestibular, Ramyres Santana Coelho tem dois objetivos: conciliar o futuro curso superior e o xadrez e se tornar a primeira brasileira a obter o grau de Grande Mestra (WGM). Atualmente ela é uma das seis únicas mulheres de todo o Brasil a ter o título de Mestre Fide Feminina (WMF).

Confira os resultados dos torneios de xadrez dos Jogos Escolares da Juventude Londrina e Maringá (PR) 2015, etapa de 15 a 17 anos, e as informações sobre as modalidades coletivas abaixo:

Xadrez convencional – Prova feminina
Ouro – Ramyres Santana Coelho – Colégio Dom Bosco (PE)
Prata – Ellen Larissa Bail – Colégio da Univille (SC)
Bronze – Maria Vitória Aguiar Monteiro – Centro de Ensino Ebenézer (DF)

Xadrez convencional – prova masculina
Ouro – Marcos Vinícius Contre Sakada – Colégio Paroquial (PR)
Prata – Davi Sulzbacher Gonçalves – Colégio Catarinense (SC)
Bronze – Diogo Alves Maciel – CEF 308 Recanto das Emas (DF)

Xadrez blitz – Prova mista
Ouro – Marcos Vinícius Contre Sakada – Colégio Paroquial (PR)
Prata – Lucas Peixoto Guimarães – Sistema Elite de Ensino Vila Valqueire (RJ)
Bronze – Ramyres Santana Coelho – Colégio Dom Bosco (PE)

Esportes coletivos – Com o encerramento das modalidades individuais no domingo, dia 15, os Jogos Escolares da Juventude Londrina 2015 passam a receber os atletas de quatro modalidades coletivas: basquetebol, futsal, handebol e voleibol. As partidas serão realizadas nos seguintes locais de competição entre 17 e 21 de novembro, a partir das 8h30: Bandeirantes, Sesi, Arel e Sest/Senat (basquetebol); Ginásio Pedro Dias, Ginásio Fioravante Pedro Scolari, Ginásio Edilson Carlos Marigo e UEL (futsal); Centro de Eventos de Londrina, Moringão, Anália Franco e Unopar (handebol); e KEC, Banestado, AABB e Arel (voleibol).

Novos embaixadores – Para estimular os participantes dos Jogos Escolares, um novo Time de Embaixadores – formado por atletas e ex-atletas olímpicos e pan-americanos do Brasil – vai acompanhar de perto o desempenho dos jovens brasileiros até domingo, dia 21. No grupo, estão Josuel Santos (basquete), Lenísio Teixeira Júnior (futsal), Diego Hubner (handebol) e Fofão (vôlei). Na fase das modalidades, os embaixadores foram Vanderlei Cordeiro (atletismo), Luciano Pagliarini (ciclismo), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Charles Chibana (judô), Aline Silva (luta olímpica), Fabíola Molina (natação) e Shelda (vôlei de praia). Há, ainda, uma série de atividades socioculturais.
+ www.radiomaringa.com.br

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.