MARINGÁ – UEM é campeã paranaense de karatê tradicional pela oitava vez

No último final de semana, representantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estiveram em Mauá da Serra para a 2ª etapa do 35º Campeonato Paranaense de Karatê-dô Tradicional, realizada no Ginásio de Esportes Macedão. A equipe da universidade, através do Instituto Hagakure, conquistou o título de campeã geral pela oitava vez, garantindo o primeiro lugar na classificação geral para Maringá.

A delegação da UEM contou com seis árbitros, duas mesárias, 52 atletas e 17 equipes. Os karatecas conquistaram, ao todo, 104 medalhas, sendo 41 ouros, 25 pratas e 38 bronzes. No total, 350 praticantes do esporte de 14 associações de todo o Paraná participaram da competição do calendário da Federação de Karatê-dô Tradicional do Estado do Paraná (FKTPR).

Atletas com idades entre cinco e 76 anos disputaram diferentes categorias (infantil, adulto e master) nas modalidades (individuais e equipes) de kata (sequência de movimentos de ataque e defesa), kumite (luta), enbu (demonstração de movimento ou dupla ou grupo) e fukugo (kata + kumite), buscando pontuar para conseguir uma vaga nas finais e, consequentemente, na Seleção Paranaense que disputará o Brasileiro de 2025, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. 

O servidor Marcelo Alessandro Pereira, coordenador e professor do projeto de karatê da UEM, destacou a superação dos atletas. “Agradecemos imensamente a cada um que se dedicou, treinou com disciplina e colocou o coração em cada luta, aos pais e familiares pela confiança. Aos nossos faixas pretas, que cuidaram e orientaram os mais novos. Éramos 52 contra 300 e, mais uma vez, mostramos que a união, a disciplina e o espírito de luta fazem a diferença. Voltamos campeões não apenas pelo título, mas pela superação da nossa Família Hagakure UEM.”

Dentre as conquistas, o destaque vai para a atleta Doraci Maria Neves, de 76 anos, faixa marrom no esporte. Ela conquistou duas medalhas de prata individuais – uma no Kata e uma no Kumite.

A Associação Cianorte de Karatê Tradicional (ACKT), de Cianorte, foi vice-campeã. Completaram o pódio em terceiro e quarto lugar, respectivamente, a Escola de Artes Marciais Fernandes, de Curitiba, e a Academia de Karatê Caminho Livre (AKCL), de Apucarana. Os quatro melhores atletas do ranking em cada categoria se classificam para a Copa dos Campeões, em novembro. 

Instituto Hagakure UEM

O projeto de Karatê-dô Tradicional da UEM iniciou suas atividades em 2008, como uma escolinha voltada para crianças. Hoje, atende aproximadamente 130 alunos de todas as idades. O Instituto Hagakure tem o objetivo de estudar, desenvolver e incentivar a prática do Karatê-dô Tradicional. As aulas já serviram de base para  o desenvolvimento de pesquisas científicas ligadas às áreas da Educação Física e Psicologia do Esporte.

As aulas ocorrem no bloco M-08, em frente ao Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), no câmpus sede da UEM, às terças e quintas-feiras, em duas turmas: das 17h30 às 19h e das 19h às 20h30; aos sábados, a aula da turma infantil é das 9h às 10h30 e da turma adulta, das 10h30 às 12h. Mais informações pelo site do Departamento de Educação Física (DEF) ou pelo instagram @institutohagakure

O Projeto de Karatê Tradicional da UEM é administrado pela Coordenadoria de Desporto e Recreação (CDR) e está vinculado ao Instituto Hagakure de Karatê-dô Shotokan (IHKS) e ao Projeto “Cultura do Movimento Corporal na Promoção da Saúde”, do Centro de Excelência em Atividades Físicas (Ceaf).  

(Mônica Chagas/Comunicação UEM)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.