MARINGÁ – Palmeiras derrota Bolívar e segue 100% na Libertadores

Com 100% de aproveitamento na CONMEBOL Libertadores e já classificado para as oitavas de final, o Palmeiras venceu o Bolívar-BOL por 2 a 0 na quinta-feira (15), no Allianz Parque, e garantiu o primeiro lugar geral da fase de grupos com uma rodada de antecedência – os gols palestrinos foram marcados por Murilo e Facundo Torres. O Verdão é o líder do Grupo G da competição internacional com 15 pontos conquistados, seguido pelo Cerro Porteño-PAR, com sete.

Clube brasileiro que mais disputou oitavas de final na história da Libertadores, o Palmeiras garantiu, com duas rodadas de antecedência, uma vaga na fase de mata-mata desta edição de 2025. Será a 18ª participação alviverde nesta etapa da competição (deixando para trás o Grêmio, com 17), sendo a nona seguida (também um recorde isolado entre os brasileiros).

O Maior Campeão do Brasil registrou a melhor campanha da fase de grupos seis vezes nas últimas oito edições da competição (recorde continental neste século), sendo três consecutivas, em 2018, 2019 e 2020 (recorde continental), e estabelecendo o melhor desempenho da história em 2022, quando obteve seis vitórias em seis jogos, com 22 gols de saldo. Em 2023, foram cinco vitórias e um empate, com dez gols de saldo.

Além disso, o Palmeiras está invicto há 22 jogos como mandante na Libertadores (desde maio de 2021, são 14 vitórias e 8 empates) – 19ª maior sequência de todos os tempos, sendo que o Verdão ocupa também a 2ª posição na lista com os 34 jogos seguidos sem derrota entre 1979 e 2005, atrás só do Boca Juniors-ARG de 1966-1991, com 39. 

O Alviverde também venceu 12 das últimas 13 partidas que disputou na temporada – só foi derrotado pelo Bahia, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. Há cinco jogos sem sofrer gols (vitórias contra Ceará, pela Copa do Brasil, Vasco, pelo Brasileiro, Cerro Porteño-PAR, pela Libertadores, São Paulo, pelo Brasileiro, e Bolívar, pela Libertadores), o Palmeiras é o primeiro clube brasileiro a completar 300 partidas sem ser vazado na soma das últimas 10 temporadas (ou seja, desde 2016, sem contar amistosos e torneios amistosos)

MARCAS COLETIVAS E INDIVIDUAIS

> A comissão técnica portuguesa completou 350 partidas no comando do Palmeiras (atualmente, são 204 vitórias, 84 empates, 62 derrotas, 587 gols marcados e 277 gols sofridos). Em fase de grupos de Libertadores, são 29 jogos dos portugueses, com 25 vitórias, dois empates e só duas derrotas, além de 86 gols marcados e 25 gols sofridos. 

> Weverton superou Velloso e se isolou na 4ª posição do ranking de goleiros com mais vitórias pelo Palmeiras (248 triunfos). Também alcançou a 6ª posição na lista de atletas com mais partidas na história da Libertadores (96, sendo 76 pelo Palmeiras, ao lado do ex-jogador colombiano Vladimir Soria, com 96) e completou 50 partidas sem ser vazado na história da competição continental – é o recordista isolado (44 pelo Palmeiras e seis pelo Athletico-PR), seguido por Fábio, do Fluminense, com 48.

> Marcos Rocha se isolou como jogador brasileiro com mais edições de Libertadores disputadas em toda a história (13, sendo cinco pelo Atlético-MG e oito pelo Palmeiras). Também completou 50 partidas de Libertadores pelo Palmeiras (é o 7º atleta a atingir essa marca, a exemplo de Zé Rafael, Raphael Veiga, Marcos, Dudu, Gustavo Gómez e Weverton) e atingiu 150 partidas pelo clube no Allianz Parque (é o 4º jogador com mais duelos na história da arena, atrás de Raphael Veiga, com 154).

> Raphael Veiga superou São Marcos e se isolou na 4ª posição do ranking de jogadores com mais partidas pelo Palmeiras em Libertadores (58), além de se isolar na 7ª posição da lista de atletas com mais partidas pelo Verdão na casa palmeirense, ou seja, considerando Parque Antartica, Estádio Palestra Italia e Allianz Parque (154). Também completou 200 vitórias pelo clube (é o 4º a atingir a marca neste século, a exemplo de Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Weverton e Dudu) e igualou Dudu na 3ª posição entre os atletas com mais vitórias pelo Alviverde na competição continental (38).

> Facundo Torres alcançou a 5ª posição entre os uruguaios com mais bolas na rede pelo Palmeiras (cinco gols, ao lado de Matías Viña).

> Flaco López se isolou na 8ª posição do ranking de estrangeiros com mais partidas pelo Palmeiras (139). Também alcançou o 2º lugar entre os argentinos com mais vitórias pelo clube e o 8º entre todos os estrangeiros (78, ao lado de Luiz Villa). 

(Texto: Palmeiras. Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.