O Atlético empatou com o Vitória por 2 a 2 na noite deste domingo (13/4), no Mineirão, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo ficou atrás do placar por duas vezes, mas buscou a igualdade com gols de Fausto Vera e Igor Gomes, todos no segundo tempo.
O meio-campista argentino, assim como o zagueiro Ivan Román foram as novidades na escalação do técnico Cuca, que não pode contar com Lyanco (suspenso) e Alan Franco (lesionado). O Atlético segue em busca da primeira vitória na Série A, e soma dois pontos após três rodadas. O próximo jogo é na quarta-feira, contra o Santos, fora de casa.
O jogo – Um duelo de equilíbrio, com o Atlético tendo mais posse de bola e volume ofensivo. No entanto, o primeiro tempo foi marcado por poucas emoções. O Galo quase marcou em um chute colocado de fora da área com Gustavo Scarpa. Depois, o atacante Hulk teve uma boa chance de cabeça, só que a finalização foi para fora.
A atuação do árbitro irritou os jogadores, deixando de marcar faltas claras a favor do Atlético, e anotando infrações inexistentes, principalmente em desarmes dos atletas alvinegros.
No início do segundo tempo, o time adversário abriu o placar após boa jogada pelo lado esquerdo do ataque. Uma tabela e cruzamento para o zagueiro Lucas Halter subir de cabeça e fazer o gol.
O Atlético reagiu imediatamente e acertou o travessão do Vitória. Um grande lance de perigo, com Hulk dando passe na medida para Guilherme Arana se infiltrar na área e chutar de biquinho, por cima, e carimbar o poste. Rony também quase marcou, ao entrar na área na velocidade e chutar, mesmo sem ângulo, forçando a defesa do goleiro para escanteio.
Gol do Galo! Aos 12 minutos, o Atlético empatou a partida após uma jogada aérea. A bola sobrou livre para Fausto Vera, que cabeceou com categoria, mirando no cantinho e igualando o placar em 1 a 1. Em seguida, quase o Galo virou com Hulk, que recebeu de peito de Vera na entrada da área, dominou na coxa e girou chutando com a perna direita, para fora.
Aos 19 minutos, o Vitória conseguiu um rápido contra-ataque e voltou a ficar à frente do placar, após gol de Matheuzinho. Foi então que o Cuca fez a primeira modificação na equipe, com as entradas de Bernard e Caio nas vagas de Fausto Vera e Guilherme Arana (que sentiu a coxa). Depois, João Marcelo entrou no lugar de Natanael.
O Galo foi para a pressão, com uma formação bem ofensiva. Aos 38′ da etapa final, as duas últimas trocas: Menino e Igor Gomes nas vagas de Rubens e Scarpa. Nesse momento, Rony tentou um voleio na entrada da área, mas a finalização saiu fraca para a defesa do goleiro.
Aos 40′, Hulk fez sua jogada individual, pedalou e entrou na linha de fundo para quebrar linhas. A bola ficou viva na área e Caio chegou chutando tudo, e a bola foi para fora, com desvio do zagueiro. Na cobrança de escanteio, Gabriel Menino tentou o gol olímpico e quase surpreendeu o goleiro, que mandou para fora.
Gol do Galo! Hulk cruzou da direita para dentro da área, Ivan Román subiu alto para cabecear e o goleiro Lucas Arcanjo faz a defesa parcial. Mas, no rebote, Igor Gomes chuta forte, conta com o desvio no caminho e “mata” o arqueiro do vitória, que ainda tenta tirar a bola, mas ela já tinha quicado dentro do gol!
Por muito pouco, o Atlético não conseguiu a virada nos acréscimos. O atacante Rony conseguiu uma boa finalização no cantinho, mas o goleiro do time baiano salvou. Na reta final da partida, o Alvinegro se mandou ao ataque para buscar os três pontos (Cuello também teve uma finalização perigosa), mas encontrou a resistência defensiva do Vitória.
No último lance, Igor Gomes foi agarrado dentro da área, mas o árbitro não marcou a falta e terminou a partida. Fim de jogo no Mineirão: Galo 2 a 2 Vitória.
(Texto: Atlético. Foto: Pedro Souza/Atlético Oficial)