O Maringá Futebol Clube confirmou na manhã desta quinta-feira, 2, a renovação do técnico Jorge Castilho para a temporada de 2025. O treinador chegou ao clube em 2020, como auxiliar técnico e posteriormente assumiu o comando da equipe.
Jorge Luiz Fernandes Castilho, tem 42 anos, é natural de Guarujá – SP, e atualmente é o segundo técnico mais longevo dos clubes com divisão nacional do futebol brasileiro, atrás apenas de Abel Pereira, do Palmeiras.
O treinador do Dogão chegou ao clube em 2020 como auxiliar técnico de Beto Portella e assumiu o comando da equipe durante a segunda divisão do Campeonato Paranaense, conquistando o acesso para a elite do estadual. Em 2021, novamente iniciou como auxiliar técnico, mas dessa vez de Marcos Soares e, na quinta rodada, assumiu o time na zona de rebaixamento e conseguiu a classificação para as quartas de final do Paranaense.
Em 2022 já efetivado, iniciou a temporada como treinador e conquistou feitos importantes para o MFC, como o vice-campeonato paranaense e as vagas para a Copa do Brasil e Brasileiro Série D do ano seguinte. Em 2023 um outro ano importante para o clube e para o treinador, quando chegou à semifinal do Paranaense, à terceira fase da Copa do Brasil, com vitória sobre o Flamengo no primeiro jogo por 2 a 0.
Considerado o ano mais importante da história do Maringá FC, em 2024, o treinador foi mais uma vez vice-campeão paranaense, chegou à segunda fase da Copa do Brasil, eliminando o América Mineiro na primeira fase, e conquistou o tão sonhado acesso para a Série C, com uma das melhores campanhas da história da competição. Ao todo, o treinador já esteve a frente do clube em 112 jogos, conquistando 56 vitórias, 33 empates e 23 derrotas, com um aproveitamento de 60% dos pontos disputados.
Segundo o treinador, a oficialização da renovação só reforça a confiança no trabalho e a seriedade que o Maringá Futebol Clube tem desenvolvido no projeto. “Estou feliz com a renovação, com a confiança no trabalho, já tínhamos apalavrado, mas faltava assinar e hoje pudemos concretizar mais esse passo que mostra a seriedade do Maringá FC. É um clube que eu amo, que merece estar cada vez mais na prateleira de cima do futebol brasileiro e eu tenho certeza que vai chegar. Esperamos ter um 2025 novamente de muitas vitórias, conquistas, acesso, e se Deus quiser, um título para coroar tudo que estamos fazendo ao longo desses anos”, projetou Jorge Castilho.
Em 2025 o Maringá FC terá pela frente o Campeonato Paranaense, que inicia no próximo dia 12, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série C. O clube já está treinando desde o dia 28 de novembro e até o momento já anunciou nove reforços e três retornos de empréstimos. A base do elenco de 2024 foi mantida para 2025.
Rescisão
O clube também confirmou na manhã desta quinta-feira, a rescisão de contrato do meio-campista Serginho, de 34 anos. O atleta estava emprestado ao Santos, onde conquistou o acesso para a Série A do Brasileiro. Seu contrato com o MFC iria até final de abril e a rescisão, em comum acordo, foi concluída.
No clube maringaense, Serginho atuou em 52 jogos, marcou 12 gols e realizou 10 assistências.
(Rodrigo Araújo/MFC)