Na noite de sábado (23/11), o Atlético empatou com o São Paulo em 2 a 2 no estádio Morumbis, com dois gols marcados pelo atacante Paulinho ainda no primeiro tempo. O adversário conseguiu a igualdade no placa em jogo bastante movimentado pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Galo, agora, soma 44 pontos em 34 jogos pelo Brasileirão, ocupando a 10ª colocação da tabela. Na próxima rodada, irá enfrentar o Juventude, terça-feira, no Independência, às 21h30.
Gol relâmpago! Com 36 segundos de jogo, o Atlético abriu o placar no Morumbis em grande jogada do ataque. Paulinho tocou para Hulk, que disparou uma bomba que acertou o travessão e ficou viva para o próprio Paulinho, na velocidade, completar o rebote e marcar o gol. Foi o gol mais rápido da atual edição do Brasileirão.
O VAR analisou o lance para possível impedimento do camisa 10, que estava na mesma linha do penúltimo defensor do São Paulo, validando o gol do Atlético. Um começo empolgante da equipe alvinegra. Com o placar favorável, o Galo passou a atuar mais retraído e apostando nos contra-ataques.
Então, o goleiro Everson voltou a ser destaque com belas defesas. Uma grande intervenção foi em um chute de média distância do volante Luiz Gustavo.
Paulinho faz outro – O Atlético ampliaria o placar aos 16 minutos, novamente com Paulinho, aos 16 minutos de jogo. O atacante Hulk cobrou falta frontal com um cruzamento perfeito para o atacante cabecear no ângulo de Rafael, saindo novamente para o abraço e chegando a 50 gols com a camisa alvinegra. Por sua vez, Hulk agora soma 12 assistências para gol em 2024, o garçom do Galo ao lado de Gustavo Scarpa.
São Paulo empata – o time da casa marcou o seu gol em um lance de puro azar do volante Fausto Vera. O atacante André Silva cruzou na ponta direita, a bola passou por todos, e quando o volante argentino tentou fazer a intervenção, desequilibrado, fez um gol contra.
O Galo reagiu imediatamente e voltou a atacar. Em uma jogada aérea, a bola bateu no braço do atacante Luciano dentro da área do São Paulo, mas o árbitro não marcou o pênalti para o Atlético. O jogo ficou movimentado, com os dois times tendo chances de gol. Everson fez outra boa defesa em chute de Ferreirinha, e a trave do Galo também trabalhou.
Nos acréscimos do primeiro tempo, em contra-ataque pela direita, o São Paulo empatou em cruzamento rasteiro de Lucas para André Silva.
Segundo tempo – No intervalo da partida, o lateral Mariano foi expulso por reclamação. Para o segundo tempo, o técnico Gabriel Milito colocou Zaracho na vaga de Bernard. O lateral Saravia e o zagueiro Lyanco receberam cartões amarelos e irão cumprir suspensões automáticas.
O Atlético fez uma segunda etapa bastante segura na parte defensiva, neutralizando a pressão do São Paulo. Aos 22 minutos, o meia-atacante Matías Zaracho foi lançado ao ataque, mas sentiu a coxa e precisou ser substituído por Otávio. O volante Paulo Vitor também entrou na vaga de Igor Gomes.
Na reta final da partida, o confronto ficou truncado e com poucas chances de gol. Por fim, Milito trocou a dupla de ataque – Vargas e Deyverson nos lugares de Paulinho e Hulk. O Galo se defendia bem e apostava em contra-ataques com passes rápidos pelas pontas, mas também encontrava boa resistência do adversário.
Fala, Battaglia! – “Primeiramente, agradecer aos torcedores que vieram aqui nos apoiar. Na segunda parte, controlamos melhor o jogo do São Paulo, que é um time muito difícil. Seguramos o resultado, somamos um ponto aqui, que não é fácil, e vamos para a próxima batalha”.
Agenda do Galo – agora, o Atlético volta a Belo Horizonte neste domingo após treinar ainda em São Paulo. Haverá o treino na segunda-feira, no CT, antes de encarar o Juventude na terça-feira, às 21h30, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Cumprindo decisão do STJD, o Galo mandará a partida no Independência. Após essa partida no Horto, o Atlético prepara a ida à Argentina para a grande final da Copa Conmebol Libertadores, daqui uma semana, contra o Botafogo.
(Texto: Atlético. Foto: Pedro Souza/Atlético Oficial)