O Cruzeiro entrou em campo, na noite de sábado, e voltou a vencer pelo Campeonato Brasileiro. Com um apoio constante da Nação Azul durante os 90 minutos no Mineirão, o time celeste superou o Criciúma pelo placar de 2 a 1 em compromisso válido pela 33ª rodada da competição nacional. Os gols estrelados foram anotados pelos atacantes Kaio Jorge, no primeiro tempo, e Gabriel Veron, na etapa final.
A partida no Mineirão começou com um Cruzeiro dominante. O time celeste se impôs sobre o adversário e conseguiu abrir o placar logo no início. Aos 8 minutos, Matheus Pereira descolou um passe perfeito no ponto futuro para Kaio Jorge, que leu bem a jogada, penetrou a área e tirou a bola do alcance do goleiro do Criciúma. 1 a 0 para o Cabuloso!
Nos minutos seguintes, o time celeste continuou com forte ímpeto ofensivo, buscando ampliar o placar. Novamente, Matheus Pereira tramou uma boa jogada com Kaio Jorge. O camisa 10 celeste deu um passe de cobertinha por cima da defesa do Criciúma; Kaio Jorge pegou de primeira, mas desta vez o goleiro adversário defendeu.
Aos 29, William fez boa interceptação em uma tentativa de saída do Criciúma. Gabriel Veron ficou com a sobra e deu belo passe para Kaio Jorge. O centroavante chutou forte, mas a bola passou por cima do travessão com grande perigo. Dez minutos depois, foi a vez de Lucas Silva, de volta ao time titular nesta noite, experimentar de muito longe e ver o goleiro da equipe catarinense defender.
O primeiro tempo seguiu sendo completamente do Cruzeiro. Aos 40 minutos, Matheus Pereira novamente colocou o talento para jogo, desta vez dando um toquinho rápido estando costas para a zaga, o que deixou Gabriel Veron de frente para o gol. O atacante chutou bem, mas caprichosamente a bola bateu no pé da trave e saiu. Dois minutos depois, o Cabuloso ficou de novo muito perto de aumentar o placar. William carregou a bola, trazendo para o meio da intermediária, e serviu Kaio Jorge que, dentro da área, chutou colocado e viu a bola explodir na trave.
Após a excelente primeira etapa, o Cruzeiro voltou para o segundo tempo focado em fazer mais gols. Logo no primeiro minuto, Marlon ganhou disputa com o defensor na linha de fundo, invadiu a área e tocou para Matheus Pereira. O meia bateu forte de dentro da grande área, mas a bola saiu.
Em seguida, o Criciúma conseguiu chegar e empatar o jogo após um passe em profundidade, mas o atacante Arthur Caíke estava em posição de impedimento no início da jogada e, assim, o lance foi anulado.
Após ter algumas boas chances com Gabriel Veron e Lucas Villalba, o Cruzeiro enfim chegou ao segundo gol. Aos 24 minutos, Romero avançou com a bola no meio-campo, quebrando a primeira linha de marcação do Criciúma, e tocou para Matheus Pereira. Novamente o camisa 10 fez a diferença, dando um toquinho de primeira para Kaio Jorge, que visualizou o companheiro Veron livre na área. O atacante recebeu e não perdoou, anotando um belo gol para o Cruzeirão. 2 a 0!!!
O time celeste continuou com o domínio da partida no decorrer do segundo tempo. O Cabuloso tentava aumentar mais o saldo da vitória, porém o Criciúma conseguiu reagir aos 36 minutos. Em boa jogada pelo lado esquerdo com o atleta Bolasie, o cruzamento foi feito e Cássio conseguiu defender o cabeceio, mas o atacante Allano ficou livre com o rebote e diminuiu o placar para 2 a 1.
Com o gol marcado, o Criciúma se animou e conseguiu pressionar o Cruzeiro nos minutos finais. Foi quando brilhou a estrela de Cássio, que fechou o gol celeste. O arqueiro interviu bem em duas tentativas de chutes de fora da área. Já aos 46, o goleiro celeste também espalmou forte cabeceio depois de um novo cruzamento pelo lado esquerdo, impedindo o gol de empate da equipe catarinense.
Com o triunfo, o Cruzeiro ganhou uma posição na tabela do Brasileirão e agora é o sétimo colocado com 47 pontos. Pela frente, o elenco terá um descanso devido à pausa para Data Fifa. Em seguida, o time celeste iniciará a preparação focada principalmente na final da Copa Sul-Americana, no dia 23 de novembro, em Assunção.
FICHA DA PARTIDA: CRUZEIRO 2×1 Criciúma
MOTIVO: Campeonato Brasileiro – 33ª rodada
DATA: 09/11/2024
LOCAL: Mineirão, em Belo Horizonte
ÁRBITRO: Wagner do Nascimento Magalhaes (CBF/RJ).
ASSISTENTES: Alex Ang Ribeiro (FIFA/SP) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (CBF/RJ).
ÁRBITRO DE VÍDEO: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (CBF/RJ).
GOLS: Kaio Jorge, aos 8min do 1ºT, e Gabriel Veron, aos 24min do 2ºT (Cruzeiro) / Allano, aos 36min do 2ºT (Criciúma).
ASSISTÊNCIAS – CRUZEIRO: Matheus Pereira, aos 8min do 1ºT, e Kaio Jorge, aos 24min do 2ºT.
CARTÕES AMARELOS: Lucas Silva, Kaio Jorge e Matheus Pereira (Cruzeiro) / Rodrigo, Arthur Caíke, Wilker Angel e Trauco (Criciúma).
CRUZEIRO
Cássio; William, João Marcelo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Zé Ivaldo), Matheus Henrique e Matheus Pereira (Ramiro); Gabriel Veron (Álvaro Barreal) e Kaio Jorge (Lautaro Díaz).
Técnico: Fernando Diniz
CRICIÚMA
Alisson; Claudinho (Marquinhos Gabriel), Rodrigo, Wilker Angel e Trauco (Ronald Lopes); Barreto (Fellipe Mateus), Newton, Marcelo Hermes e Matheusinho (Pedro Rocha); Allano e Arthur Caíke (Bolasie).
Técnico: Cláudio Tencati
(Texto: Cruzeiro. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)