O Brasil encerrou na tarde deste sábado (28) a preparação para enfrentar o Marrocos, pelas quartas de final da Copa do Mundo FIFA. A partida será realizada neste domingo (29), ás 9h30min (horário de Brasília), no Complexo Esportivo Universal de Bukahra, no Uzbequistão.
Brasil e Marrocos reeditam as quartas de final da Copa do Mundo de 2021, na Lituânia. Na ocasião, a Seleção Brasileira venceu por 1 a 0. Também foi a primeira seleção do ciclo de preparação para esse mundial.
Dois amistosos foram realizados em Laayoune (MAR), em novembro de 2021. O Brasil perdeu por 3 a 1 o primeiro amistoso. No segundo venceu por 2 a 0. Em outubro do ano seguinte, mais dois amistosos foram realizados, dessa vez no Brasil, em Santa Catarina. Em Brusque, empate sem gols, mas em Tubarão a Seleção venceu por 4 a 1. Para o treinador Marquinhos Xavier, é um confronto muito equilibrado, principalmente sobre o ponto de vista técnico.
“São duas equipes que gostam muito de jogar com posse de bola. Marrocos é muito forte nisso, joga sempre propondo um jogo ofensivo. É um adversário já conhecido do Brasil. Os confrontos demonstram um equilíbrio muito grande nas partidas”, explica.
O Marrocos se classificou para as quartas de final como segundo no Grupo E. Nas oitavas eliminou o Irã, quarto no ranking da Fifa, ao vencer por 4 a 3. A primeira participação da seleção marroquina em Copas do Mundo ocorreu em 2012, quando não passou da primeira fase, assim como em 2016.
Já o Brasil é o maior vencedor em mundiais. Foi campeão do torneio em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012. Nesta edição, a Seleção Brasileira tem o melhor ataque da Copa do Mundo, com 32 gols marcados e a defesa menos vazada com apenas dois gols sofridos. Na estreia, aplicou uma goleada de 10 a 0 sobre Cuba. Na sequência, derrotou a Croácia por 8 a 1 e finalizou a fase de grupos com uma vitória por 9 a 1 sobre a Tailândia. A Seleção avançou para as quartas depois de vencer por 5 a 0 a Costa Rica.
“São caminhos diferentes, o Brasil muito mais sólido, talvez equilibrado, provando que defender te ajuda a atacar melhor. Marrocos passa por algumas dificuldades também ao longo dessa trajetória. Tem um jogo muito complicado e desgastante nas oitavas de final contra o Irã. Viveu fortes emoções, mas isso também ajuda a calibrar, ajuda você a se preparar. Quem tiver mais equilíbrio emocional, quem tiver mais o jogo na mente vai entender as pistas que o jogo vai dar e aproveitar melhor tudo isso”.
O Brasil está no topo do Ranking Mundial Masculino de Futsal da FIFA. Portugal, que venceu o mundial passado na Lituânia, em 2021, e Espanha, bicampeã mundial, completam o top 3. Nesta edição da competição, as duas seleções foram eliminadas nas oitavas de final por Cazaquistão e Venezuela, respectivamente. Por isso, Marquinhos Xavier adota o discurso que não existe favoritismo.
“O retrospecto é importante e ajuda a contar uma história, mas na quadra tudo fica pra trás. É preciso repetir o esforço, repetir a dedicação, eu acho que nenhum dos favoritos que caiu também entrou pensando que era favorito, é o equilíbrio, equilíbrio técnico. É uma Copa do Mundo já prevista, antes de iniciar, que seria a mais difícil”.
Quem classificar, enfrenta na semifinal o vencedor da Ucrânia e Venezuela.
O confronto terá transmissão da SporTV, Globoplay, CazéTV e Fifa+.
(Texto: CBF. Foto: Leto Ribas/CBF)