O Athletico classificou- se para as oitavas de final da Sul-Americana ao vencer o Cerro Porteño por 2 a 1, na noite de quinta-feira (25), na Ligga Arena. No primeiro confronto, no Paraguai, as equipes tinham empatado em 1 a 1.
Os gols do jogo foram marcados por Mastriani e Cuello, pelo Furacão, e Fernando Fernández, pelo Cerro. Na próxima fase do torneio continental o time paranaense enfrentará o Belgrano, da Argentina.
Antes disso, no entanto, o Athletico tem as competições nacionais pela frente. O próximo jogo será no domingo, às 19h, fora de casa, contra o Cuiabá, pelo Brasileirão.
O jogo
Com a necessidade da vitória para se classificar, o Athletico começou avassalador e logo abriu o placar. Em um ataque rápido, aos três minutos, Cuello cruzou e Mastriani tocou para o fundo da rede.
Na sequência do primeiro tempo o Furacão ficou mais próximo de fazer mais um gol do que de sofrer o empate. O número de finalizações antes do intervalo (7 x 2) mostra isso. Nos minutos finais o Cerro até melhorou um pouco, mas o jogo foi para o intervalo com 1 a 0 mesmo no placar.
No segundo tempo o Athletico voltou melhor e continuou tendo as melhores oportunidades. Aos quatro minutos, por exemplo, quase Fernandinho ampliou com um gol olímpico.
Até que, aos 14 minutos, os donos da casa conseguiram o segundo gol e um golaço! Após cruzamento na área, Cuello matou no peito e chutou forte, sem deixar a bola cair. 2 a 0 no placar.
Aos 21 minutos do segundo tempo, no entanto, o Furacão ficou com um jogador a menos após a expulsão de Zapelli. Um minuto depois os visitantes conseguiram o gol, depois de Fernando Fernández chutar cruzado. 2 a 1.
Com um jogador a menos, o Athletico sofreu com a pressão do Cerro, que levaria a decisão para os pênaltis em caso de empate. Porém a situação melhorou aos 37 minutos, com a expulsão de Cabañas, do Cerro, deixando os dois times com a mesma quantidade de atletas em campo,
Nos acréscimos os visitantes foram em busca do empate, mas prevaleceu a defesa rubro-negra. Com o apito final, os torcedores presentes na Ligga Arena puderam comemorar a classificação no torneio internacional.
(Texto: FPF. Foto: José Tramontin/Athletico)