O Galo ficou no empate de 1 a 1 com o Juventude, fora de casa, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo foi disputado na noite desta terça-feira (16/7), no estádio Mané Garrincha, com mando do time gaúcho. Com o resultado, a equipe alvinegra chega a 22 pontos em 16 partidas na Série A.
O gol do Atlético foi marcado por Junior Alonso, em chute de grande felicidade, sem ângulo, aos 16′ do primeiro tempo. Ainda na etapa inicial, o Juventude fez o gol que igualou o placar.
O técnico Gabriel Milito escalou o seguinte time titular, com dois reforços (re)estreando no Galo: Matheus Mendes, Saravia, Bruno Fuchs, Junior Alonso e Guilherme Arana; Otávio, Alan Franco, Scarpa e Bernard; Paulinho e Hulk.
O jogo – O Atlético foi totalmente dominante na partida, tendo fechado o primeiro tempo com mais de 70% de posse de bola e 9 finalizações contra o gol do adversário. O grande volume de jogo resultado em várias chances de perigo criadas.
Aos 16 minutos de jogo, o zagueiro Junior Alonso avançou as linhas e foi até o fundo do lado esquerdo para disparar um chute venenoso, sem ângulo. A bola fez uma curva para dentro e surpreendeu o goleiro do Juventude. Um belo gol para marcar o retorno do paraguaio ao Galo!
Gustavo Scarpa e Paulinho tiveram boas chances de ampliar. O camisa 10 chegou a marcar um gol em cruzamento de Guilherme Arana, mas foi flagrado em impedimento (bem marcado). O meia-atacante Bernard, outra novidade na escalação de Milito, fez uma ótima partida, de muita movimentação, participação e qualidade técnica.
Na reta final do primeiro tempo, o Juventude conseguiu o empate quando Jean Carlos recebeu uma bola entre os dois últimos marcadores do Galo. Ele ficou na cara de Matheus Mendes, e disparou uma finalização alta, que bateu no travessão e entrou.
Segundo tempo – o Galo seguiu em cima do Juventude na etapa final, e o atacante Hulk chegou a marcar um belo gol por cobertura. Entretanto, o VAR chamou e o árbitro anulou o lance, pois Alan Franco cometeu falta de ataque durante o lançamento do volante Otávio.
A partida se desenhou com o domínio absoluto do Galo. Milito colocou o time bastante ofensivo, Gustavo Scarpa quase marcou em chute de canhota fora da área, Bernard e Vargas fizeram uma boa tabelinha. E, já nos acréscimos, Alan Kardec ajeitou de peito (lançamento de Scarpa) para Vargas, dentro da área. O chileno deu o corte no zagueiro, mas chutou fraco, para a interceptação da defesa.
O time adversário fechou o campo e teve sucesso na marcação das jogadas, conseguiu segurar o empate no estádio Mané Garrincha.
Agora, o Atlético retorna a Belo Horizonte para iniciar a preparação para enfrentar o Vasco da Gama, domingo, na Arena MRV, às 16h. A partida será válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Gabriel Milito não terá o lateral Guilherme Arana, que recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática.
(Texto: Atlético/MG. Foto: Pedro Souza/Atlético/MG)