Athletico e Coritiba decidiram, na tarde de sexta-feira (14), o Campeonato Paranaense Sub-15. Após empate em 1×1 no tempo normal, com 2×2 no agregado, a partida foi para os pênaltis. Na marca da cal, os Piás do Caju levaram a melhor e ficaram com o título.
No tempo normal, Henrique marcou para o Coritiba, enquanto Victor Ferreira fez para o Athletico.
O jogo
A partida, disputada na Ligga Arena, foi bastante equilibrada, como manda uma final, ainda mais com Athletico e Coritiba frente a frente.
O primeiro tempo teve maior domínio do Coritiba, que abriu o placar com o artilheiro Henrique, aos cinco minutos de jogo.
Na segunda etapa, o domínio mudou e foi o Athletico quem criou as melhores chances. O empate saiu aos 17 minutos, da cabeça de Victor Ferreira.
Como a primeira partida, no Couto Pereira, já havia terminado empatada, a decisão do título foi para os pênaltis.
E, nas penalidades, brilharam as estrelas dos goleiros. Alessandro, do Coritiba, defendeu duas cobranças do Athletico (a segunda e a terceira). A vantagem era toda dos Piás do Couto, que precisavam converter a quarta ou a quinta cobrança para sair com o título.
Mas foi aí que Joaquim, goleiro do Furacão, chamou a responsabilidade. Ele defendeu as duas últimas cobranças do Coxa e levou a decisão para as cobranças alternadas.
Após os batedores converterem as primeiras cobranças alternadas, Joaquim apareceu novamente para defender seu terceiro pênalti e consagrar o Athletico como o Campeão Paranaense Sub-15 2024!
Campanhas parecidas mostram o equilíbrio entre as equipes
A final colocou frente a frente as duas melhores equipes da competição. Athletico e Coritiba chegaram à final após acumularem as melhores campanhas em todo o campeonato.
O Coritiba, inclusive, termina o Campeonato Paranaense Sub-15 de forma invicta, já que, no tempo normal, a final terminou empatada.
O Athletico perdeu apenas uma partida. Foi para o Cascavel, no jogo de ida da semifinal.
As equipes também dividiram a artilharia da competição. Luan, do Athletico, marcou nove gols no torneio. O mesmo número de gols de Henrique, que atingiu a marca de nove gols com o tento anotado na decisão.
(Texto: FPF. Foto: Gerson Ferreira | FPF)